Erro humano é maior causa de incidentes nos serviços de TI

01/08/2014

O erro humano é a principal causa nos incidentes em serviços de TI, segundo o “2014 Network Barometer Report” da Dimension Data.

O relatório constatou que apenas 16% dos 91 mil incidentes em serviços de TI com centros de serviços registrados na Dimension Data em 2013 estavam relacionadas com dispositivos, enquanto os outros 84% dos incidentes se relacionaram com questões como erro humano, falhas de comunicações ou questões ambientais.

A maior categoria de incidentes deve-se a erro humano, com quase um terço de todos os incidentes – 6% de erros de configuração, com mais 26% de outros erros humanos – podem ser potencialmente evitados.

De acordo com o estudo, estas estatísticas são preocupantes porque uma grande proporção de casos estão fora do contrato tradicional com um fornecedor de suporte e devem ser resolvidas pelas próprias organizações.

A Dimension Data também realizou 288 avaliações de tecnologia, cobrindo 74 mil dispositivos tecnológicos em organizações de todos os tamanhos e de todos os sectores da indústria em 32 países.

As falhas em telecomunicações, ou em “wide area network”, foram a segunda principal causa mais frequente de casos registados (22%).

Em terceiro lugar surgem problemas ambientais físicos, como perda de energia, falhas de ar condicionado e problemas no controlo de temperatura.

Estes foram responsáveis por 15% de todos os incidentes.

Em quarto, surgem problemas relacionados com dispositivos, com 14% de todos os incidentes atribuídos ao hardware. Além disso, 2% dos incidentes foram atribuídos a erros de software.
Isto indica que apenas 16% de todos os incidentes de serviço ficam sob alçada dos contratos de suporte dos dispositivos.

Site: ComputerWorld
Data: 31/07/2014
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Seção: Segurança
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Link: http://www.computerworld.com.pt/2014/07/31/erro-humano-e-maior-causa-de-incidentes-nos-servicos-de-ti/