As mulheres estão descobrindo que é bastante difícil encontrar empregos nas áreas de engenharia em TI, computação e comunicações, e as empresas estão tentando corrigir isso antes que seja tarde.
Uma pesquisa realizada pelo Institute of Engineering and Technology [IET] descobriu que apenas 3% dos engenheiros de TI e cientistas da computação são mulheres, um número menor que a metade dos 8% das outras indústrias.
Em relação a tentar corrigir isso, 43% das empresas de engenharia não estão tomando atitudes para melhorar a diversidade dos locais de trabalho, o que poderia alavancar a atividade das mulheres no setor.
“Promover a engenharia para as mulheres é particularmente importante devido ao fato de muito poucas trabalharem como engenheiras. Então, é decepcionante ver tantos empregadores não tomando qualquer atitude para melhorar a diversidade. Eles precisam tomar medidas urgentes para aprimorar o recrutamento e a retenção das mulheres, por exemplo promovendo horários de trabalho flexíveis e meio expedientes, junto com planos de carreira”, disse Nigel Fine, chefe executivo da IET.
Empresas de engenharia também admitiram que estão tentando melhorar sua percepção entre os mais jovens, e 53% dos empregadores acham que deveriam se envolver mais com escolas e universidades para ter um apelo maior entre eles.
Quanto a candidatos a empregos, as empresas estão vendo uma disparidade nas habilidades mostradas, e 44% dos relacionados a engenharia, TI e recrutamento em áreas técnicas não atendem às suas expectativas.
Segundo uma pesquisa realizada em abril, se mais mulheres trabalhassem na indústria de TI, isso adicionaria mais de 2,6 bilhões de libras à economia do Reino Unido por ano.
Com informações de TG Daily
Site: iMasters
Data: 06/08/2014
Hora: ------
Sessão: Notícias
Autor: ------
Link:
http://imasters.com.br/noticia/apenas-3-dos-profissionais-de-engenharia-em-ti-e-computacao-sao-mulheres/