De acordo com uma pesquisa da Kaspersky Lab realizada com profissionais de TI do Brasil, as preocupações com a segurança em virtualização estão recebendo mais atenção das empresas. Porém, algumas dúvidas sobre a necessidade de softwares especializados em segurança de virtualização ainda permanecem. Os resultados da pesquisa também mostram que as empresas chegaram no ponto de convergência entre desempenho e segurança para seus sistemas de TI e equilibrar estes dois requisitos continua a ser um desafio para elas. A utilização de segurança tradicional para proteger terminais virtuais parece ser uma das principais causas de problemas de desempenho em toda a indústria de TI.
Os resultados mostraram que 73% dos tomadores de decisões de TI no Brasil (64% globalmente) concordaram que a segurança deve ser uma das primeiras considerações quando dão início a uma infraestrutura virtual. A priorização da segurança de ambientes virtuais não deveria ser uma surpresa, considerando que 48% dos brasileiros pesquisados também concordam que ambientes virtuais são, cada dia mais, uma parte essencial da infraestrutura de TI de seus negócios – globalmente esse número chega a 52%. Quanto mais empresas utilizam infraestrutura virtual para realizar funções do dia-a-dia, mais importante se torna a proteção desses ambientes.
No entanto, a pesquisa indica que as companhias se preocupam com o fato de que os ambientes virtuais podem sacrificar sua performance. Na realidade, 46% dos brasileiros concordam que adicionar segurança a sua infraestrutura virtualizada faz com que ela fique mais lenta – 39% dos pesquisados globalmente tem essa visão. A queda na performance também é uma das principais preocupações das empresas, com 70% dos questionados no Brasil afirmando que a performance de servidores virtualizados é critica para seu negócio - globalmente esse índice foi de 55%.
Em um estudo realizado pelos pesquisadores independentes da AV-Test as taxas básicas de detecção de malware e desempenho do sistema de segurança de endpoint tradicional e as soluções especializadas para a virtualização, incluindo o Kaspersky Security for Virtualization, foram comparados. O estudo mostrou que a solução de segurança de endpoint comum demorou mais tempo – em alguns casos quase duas vezes mais – para processar vários boots de desktops virtuais quase ao mesmo tempo, o que é uma situação que cada gerente de TI encontra às 9h da manhã em todos os dias de trabalho. O teste também descobriu que essas medidas de segurança "antigas" consomem entre 40% e 65% mais recursos do sistema do que a solução de segurança virtual especializada da Kaspersky Lab ao proteger várias máquinas.
Site: Risk
Data: 06/08/2014
Hora: ------
Sessão: Publique
Autor: ------
Link:
http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=17055&sid=42