A Internet das Coisas está no topo do HypeCycle do Gartner

14/08/2014

Todos os anos, o Gartner publica o HypeCycle de tecnologias emergentes, uma espécie de boletim de várias tendências e modismos. Este ano, a Internet das coisas aparece no topo da lista.

O Gartner acredita que a maioria das tecnologias emergentes passa por um processo natural em que, em determinado momento, atinge um pico de expectativas exageradas. À medida que as tecnologias amadurecem, os mercados geralmente passam por uma fase de desilusão, antes que elas comecem a se tornar mainstreame  parte do cotidiano tecnológico.

Junto com a Internet das Coisas, os sistemas de linguagem natural e as interfaces wearable também figuram no topo da lista. As três tecnologias devem se tornar mainstream em 5 a 10 anos, prevê o Gartner.

Alguns chavões do ano passado estão começando a se tornar mainstream agora. Entre eles, a computação em nuvem. Há ainda uma expectativa elevada em torno das nuvens híbridas, mercado que deve amadurecer em dois a cinco anos.

A Impressão 3D aparece várias vezes na lista. A Impressão 3D para o mercado de consumo é hype, enquanto a impressão 3D corporativa e a digitalização 3D já caminham em direção a tornarem-se mainstream, segundo o Gartner.

Big Data e sistemas de gerenciamento de banco de dados in-memory começam a cair, enquanto gamification (o processo de atribuição de medalhas e recompensas, geralmente utilizando técnicas de jogos) também. No ano passado, Big Data figurava no topo da lista.
Entre as tecnologias que caminham para se tornar hype estão os veículos autônomos, a análise preditiva, robôs inteligentes, displays holográficos, tudo definido por software, computação quântica e da casa conectada. Todas figuram no HypeCycle para os próximos 20 anos.

Site: Computerworld
Data: 13/08/2014
Hora: 14h46
Sessão: Negócios
Autor:BrandonButler
Link: http://computerworld.com.br/negocios/2014/08/13/a-internet-das-coisas-esta-no-topo-do-hype-cycle-do-gartner/