Como aumentar a retenção dos talentos de TI

19/08/2014

Rotatividade de funcionários é um assunto caro para os empregadores. O tempo consumido para procurar, contratar e treinar pessoas é algo crítico para os negócios e, naturalmente, a empresa quer proteger seu investimento. Então, o que você pode fazer para aumentar a retenção na companhia?

“O mais importante na atração e retenção de funcionários é a cultura da empresa”, opina Matt Chasen, CEO da uShip, no Texas (EUA), que oferece frete, bens domésticos duráveis e serviços de transporte de veículos. “Tudo começa com o processo de entrevistas, fase fundamental para os candidatos que vão até o nosso escritório”, completa.

De acordo com Chasen, uma vez lá, o objetivo é levá-los para conhecer o máximo de funcionários possível para que possam ter a sensação de como é trabalhar na uShip e para que o empregador veja como os candidatos se encaixam na cultura da companhia. “O que temos feito bem é criar uma grande cultura. Essa foi a estratégia que desenhei para ser mais eficaz em reter e atrair talentos.” Os resultados estão na baixa taxa de rotatividade da uShip, que em julho era de 1,5%.

O que é preciso, então, para construir uma grande cultura e manter colaboradores atuais e atrair novos? Aqui estão oito ações que você pode colocar em prática para impedir que seus funcionários abandonem o barco.

1 - Expresse claramente as expectativas – Isso pode parecer algo simples, mas não é. Você, provavelmente, em algum momento da sua carreira, teve um chefe que desejava ser mais claro ao distribuir tarefas, responsabilidades e projetos. Hoje, os funcionários de TI são inundados com tarefas e responsabilidades. Se você não deixa claro seu trabalho, como é possível avaliar seu desempenho? Expectativas claras tornam a vida de todos mais fácil.

2 - Fomente linhas de comunicação abertas – Na uShip, a cada semana, diz Chasen, as equipes se encontram e todos os temas de discussão são abertos. Do mais novo ao mais antigo funcionário, todos são incentivados a compartilhar suas ideias com o grupo. Ter uma política de portas abertas também contribui para a adoção da comunicação aberta. Profissionais que se comunicam mais terão um efeito positivo sobre a moral e são como um espelho para os colegas.

3 – Ajude seus funcionários a crescer – Esse item pode ser colocado em prática de muitas formas, incluindo treinamento interno ou reembolso para os externos. “Você perde as estrelas se não oferecer um caminho para o progresso”, avalia Chasen.  Mostre uma direção clara para o avanço da carreira e faça o que puder para ajudar seus funcionários a alcançar objetivos.

4 - Valorize e promova os profissionais – Quando as pessoas observam como um funcionário ganha mais responsabilidade e credibilidade, e progride rapidamente, ele contamina os demais.

Se um colaborador sente-se em um beco sem saída e não há espaço para o avanço, ele estará mais propenso a procurar um novo emprego. Clareza sobre o caminho para a evolução pode oferecer paz de espírito e ajudar a afastar a ideia de encontrar outro emprego.

“Temos programas de mentoring e educação e quando as pessoas observam como alguém cresceu rapidamente na carreira elas também desejam aquilo”, ensina Chasen.

5 – Ofereça prêmios – Fornecer prêmios em dinheiro é uma alternativa sólida para promover a fidelidade e garantir que os empregados cumpram ou superem as expectativas. Mas lembre-se de recompensar os funcionários que estão no topo de acordo com o mérito.

6 – Forneça benefícios – A uShip emprega um chef em tempo integral que faz o almoço todos os dias para os funcionários e café da manhã às sextas-feiras. “Quando eles saem para o almoço, estão desconectados”, observa Chasen. “Preparar almoços em casa incentiva os profissionais a comerem juntos”, justifica.

Chasen também diz que o investimento para contar com um chef em tempo integral e outras regalias é menor do que encontrar e trazer alguém novo para a empresa com a velocidade que os negócios demandam. Pequenas ações podem contribuir para manter seus empregados animados para ir ao trabalho.

7 – Conheça seus funcionários – A maioria das empresas realiza uma entrevista quando o colaborador está de saída. Mas essa atividade não produz informação suficiente ou necessária para manter os demais. A melhor pergunta a fazer é: por que os funcionários decidem ficar?
“Entrevistas desse tipo exigem confiança e essa pode ser uma ferramenta mais eficaz para as empresas”, disse Susan Torroella, presidente e CEO da Columbia Medcom, em artigo recente na revista Forbes. Essa é uma ótima maneira de saber o que é necessário para manter o pessoal interno feliz.

8 – Forneça bons benefícios – Benefícios para a saúde são vitais na remuneração de um empregado. Geralmente incluem planos médicos, odontológicos e seguro de vida. Outros permitem que funcionários trabalhem remotamente, tenham horários flexíveis e contem com creches para os filhos. Fornecer bons benefícios pode fazer com que eles pensem duas vezes antes de procurar outro lugar para trabalhar.

9 – Crie uma cultura corporativa positiva
Quando sairmos da recessão econômica e mais empregos de TI tornarem-se disponíveis, os empregadores precisam estar em sintonia com as necessidades e desejos de seus colaboradores. Se não fizerem isso, correm o risco de sofrer uma fuga em massa de talentos.

Em tempos altamente competitivos, oferecer mais dinheiro nem sempre é a resposta. “Você tem de acenar mais do que com o salário para atrair e reter pessoas”, diz Chasen. Criar uma cultura positiva e manter uma declaração clara da missão é um ótimo começo. O exercício de atrair pessoal nunca acaba e de tempos em tempos você precisa se perguntar: “O que mais posso fazer para manter meus profissionais satisfeitos?”.

Site: CIO
Data: 18/08/2014
Hora: 9h18
Sessão: Gestão
Autor: Rich Hein
Link: http://cio.com.br/gestao/2014/08/18/como-aumentar-a-retencao-dos-talentos-de-ti/