Governo vai prorrogar desoneração de computadores até 2018

22/08/2014
BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou em entrevista exclusiva ao Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor, que o governo prorrogará a desoneração de PIS/Cofins para computadores, notebooks, tablets, modens, smartphones e roteadores digitais por mais quatro anos - até 31 de dezembro de 2018.

O benefício acabaria no fim de dezembro deste ano. A expectativa era de que com a retomada da cobrança, o governo arrecadaria R$ 7,9 bilhões no próximo ano.

Como a desoneração será mantida, esses recursos não entrarão no caixa do governo em 2015, mas também não implicarão na queda na arrecadação atual, uma vez que o imposto já não é recolhido.

O programa de inclusão digital, criado em 2005, reduziu a zero as alíquotas do PIS/Cofins na venda a varejo desses equipamentos.

Segundo Mantega, houve um ganho para o governo com a medida porque ela ajudou a elevar o faturamento das empresas assim como os demais tributos recolhidos, além de auxiliar no combate ao contrabando.

Desde a criação do programa, o país aumentou a produção anual de computadores de 4 milhões para 22 milhões de unidades, incluindo tablets e notebooks.

Site: Valor Econômico
Data: 21/08/2014
Hora: 16h22
Seção: Empresas
Autor: Edna Simão e Leandra Peres
Link: http://www.valor.com.br/empresas/3663204/governo-vai-prorrogar-desoneracao-de-computadores-ate-2018