A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, foi nomeada como empresa destaque em crescimento consistente no índice de internacionalização do Ranking das Multinacionais Brasileiras 2014, divulgado na última quarta-feira (27) pela Fundação Dom Cabral. Em sua 9ª edição, o estudo anual traz um panorama detalhado de internacionalização das empresas brasileiras. No ranking geral, a Stefanini ocupa a 4ª colocação, atrás da Odebrecht, Gerdau e InterCement.
Presente em 33 países, a Stefanini anunciou faturamento de R$ 2.11 bilhões em 2013 e investimentos de R$ 400 milhões para dobrar de tamanho até o final de 2016. “A internacionalização é um dos pilares mais importantes para alcançar essa meta”, explica Marco Stefanini, fundador e CEO global da Stefanini. “Temos muito orgulho de figurar em uma colocação tão expressiva ao lado de empresas que são ícones no País, como Odebrecht e Gerdau”, comemora o executivo.
Para calcular o grau de internacionalização das companhias, o estudo da Fundação Dom Cabral avaliou quatro indicadores empresarias que, agregados, compõem o grau de internacionalização das empresas brasileiras: o número de países onde as empresas possuem subsidiárias, a relação da receita bruta no exterior sobre o total; o valor dos ativos no exterior sobre o total; e o número de funcionários no exterior sobre o total.
O estudo tem como tema principal de investigação os impactos da política externa na internacionalização de empresas e busca compreender a percepção das multinacionais com relação a ações da diplomacia brasileira e internacional.
Reforço na internacionalização
Em 2014 a Stefanini deu um passo importante rumo à internacionalização, passando a atuar em 33 países. “A presença internacional se traduz em um diferencial importante para a Stefanini. Os clientes com atuação global passam a contar com um parceiro único e alinhado às suas necessidades. Já aqueles com presença regional podem absorver novos modelos e metodologias de negócios.”, explica Marco Stefanini.
O reforço nas operações existentes, assim como as aquisições, continuam sendo parte importante do plano estratégico de crescimento da Stefanini no mercado global, com foco nos Estados Unidos e Ásia. Há quatro meses a empresa anunciou o início das operações na Malásia como reforço na sua estratégia de crescimento no mercado asiático. Presente ainda na China, Filipinas, Índia e Tailândia, a Stefanini acredita no potencial da região e espera replicar, na Malásia, o modelo de negócio das Filipinas, onde multinacional brasileira atua com 600 profissionais.
Para o CEO global da Stefanini a Ásia é um pilar importante para o crescimento em médio prazo. “Trata-se de uma região que vem se desenvolvendo rapidamente e os mercados mais maduros economicamente demandam um grande volume de serviços de tecnologia”, afirma o executivo. Na Malásia, a Stefanini complementa a oferta global com seis idiomas adicionais, ao lado dos demais delivery centers nos Estados Unidos, América Latina, Romênia, Polônia, Filipinas, China e Índia. “Pretendemos ter 300 profissionais em três anos na filial”, completa Stefanini.
Com a presença em 33 países, a Stefanini reforça o seu posicionamento como parceiro global de soluções de negócios baseadas em tecnologia.