Explorar o big data que já existe na empresa; ter visão 360 graus do cliente; entender a capacidade de segurança e inteligência; fazer a análise das operações; e modernizar o data warehouse são cinco casos de uso do chamado big data evidenciados pela IBM.
“A abordagem tradicional não é mais capaz de relacionar conteúdo com o dado estruturado”, destacou Glauco Giroti, arquiteto de software e análise de dados da empresa, durante sua palestra no VII Fórum Executivo de TI, nesta terça-feira, 02/09, em Salvador, pelo Grupo Ação.
“De nada adianta ter capacidade de processar informação, se não conseguir extrair veracidade”, explicou Giroti. Segundo ele, o big data assumiu a função de explorar cada vez mais dados, mas com a obrigação de reduzir os esforços. Isto porque o custo para conseguir extrair informação aumenta conforme o volume e a complexidade dos dados. E esta equação precisa fazer sentido, ou seja, obter os benefícios esperados com as informações obtidas.
Giroti citou como exemplo o uso de big data para identificar o que clientes querem e por que eles estão deixando a empresa. Também pode ser usado para incrementar a venda de produtos e serviços e reduzir o churn. “Os dados são explorados para entender melhor os clientes, ter mais detalhes das operações, sabendo suas interações e identificando o sentimento nas redes sócias", complementou. O VII Fórum Executivo de TI 2014, realizado pelo Grupo Ação, em Salvador, reúne executivos e clientes da área de TI da América Latina.
Site: Convergência Digital
Data: 02/09/2014
Hora: 18h45
Seção: Gestão
Autor: Roberta Prescott
Link:
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37713&sid=16#.VAcGdVldVrk