Os motivos que levam a desmotivação dos colaboradores de uma empresa são conhecidos. Dentre estes os mais relevantes são ausência de um plano de carreira, desafios impossíveis, o não reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos, falta de um plano de remuneração variável, clima organizacional ruim e problemas pessoais.
Porém, o resultado destes problemas para empresas podem ser muito mais graves do que os empresários pensam, adverte Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting.
Entre as consequências, ele menciona baixa produtividade, atraso na entrega de tarefas, anta taxa de turnover, faltas constantes, falta de comprometimento e até mesmo sabotagens.
Para se ter ideia a Universidade de Harvard tem estudos mostrando resultados interessantes nessa área.
O consultor cita pesquisas sobre motivação individual e de grupos em que apontam que um profissional pode passar a vida com um rendimento de 25% de sua capacidade de trabalho e ainda assim manter seu emprego.
O mesmo indivíduo, motivado corretamente, cresce em seu desempenho, chegando a atingir 80% de sua capacidade.
Assim, o ponto fundamental para os líderes das empresas é detectar os colaboradores que podem estar se desmotivando e reverter este quadro. Um dos caminhos para isso é realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter constantes feedbacks dos colaboradores.
Mas, só isso não basta. O líder deve estar atento, porque um colaborador que está começando a se desmotivar pode ser facilmente detectado no cotidiano o que facilita muito a mudança da situação.
Para facilitar a vida das lideranças Barbosa recomenda a implementação de políticas que trazem bons resultados. Veja a seguir algumas delas:
• Realizar uma pesquisa de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise aprofundada dos resultados;
• Implementar um plano de avaliação de desempenho com uma boa frequência e avaliação 360 graus;
• Elaborar um plano de cargos e salário baseado em competências e com regras bem definidas que devem ser muito bem divulgadas;
• Ter um plano de carreira visando a retenção de talentos tão escassos atualmente;
• Avaliar as necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que possam supri-las;
• Adotar política de comunicação adequada, não deixando espaço para "rádio peão" e possibilitando que todos estejam de acordo com a missão da empresa.
Site: Computerworld
Data: 03/10/14
Hora: 7h48
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/gestao/2014/10/03/voce-e-um-lider-que-sabe-motivar-sua-equipe/