Poucos dias atrás o Snapchat se viu envolvido em mais um escândalo de vazamentos que colocou 13 GB de fotos e vídeos particulares à disposição de quem estiver interessado. A empresa declarou que não teve culpa sobre o ocorrido e, além de culpar os próprios usuários, ainda afirmou que não tem como desenvolver ferramentas que mantenham o conteúdo a salvo em casos como este.
O problema é que o vazamento ocorreu em função de um serviço terceirizado chamado Snapsaved, que usuários usam para salvar o conteúdo trocado com os contatos do Snapchat. Houve uma invasão e o material armazenado pelo Snapsaved foi divulgado.
O Snapchat publicou um texto explicando que usar esse tipo de serviço fere os termos de uso do serviço e, portanto, quem o faz assume toda a responsabilidade por esse tipo de problema. Além disso, a empresa não está em posição de garantir segurança em situações como essa.
"É preciso tempo e muitos recursos para construir um ecossistema para aplicações terceirizadas que seja aberto e confiável", contou o time do Snapchat. "É por isso que nós não disponibilizamos uma API pública para desenvolvedores e proibimos o acesso à API privada que usamos para oferecer nosso serviço."
Parte do mercado recebeu a declaração com estranheza, afinal, o Snapchat é uma empresa avaliada em US$ 10 bilhões que, embora dependa da confiança dos usuários para manter essa avaliação, já passou por vários problemas de vazamento.
Outras redes sociais, como Facebook e Twitter, possuem mais usuários e conseguem manter uma API pública para que desenvolvedores criem aplicações de acesso com serviços diferenciados. "Não nos interprete mal", pediu a empresa, "estamos contentes com o interesse em desenvolver para a plataforma Snapchat, mas temos que ter nosso tempo para fazer isso direito".
Site: Olhar digital
Data: 15/10/14
Hora: 12h53
Seção: Últimas notícias
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