Mundo pós-PC coloca futuro da Microsoft em xeque

23/10/2014

A Microsoft é um gigante que, vez ou outra, descobre que não consegue abraçar o mundo. Às vezes, suas fragilidades são latentes. Especialmente nesse momento, grande parte das principais tendências tecnológicas trabalha contra a empresa fundada por Bill Gates. A mudança para uma paisagem pós-PC e dominada pela internet das coisas (IoT) traz elementos que colocam em xeque seu domínio em alguns mercados.

O problema maior talvez foco. Nesse momento, especificamente, os departamentos de tecnologia das empresas analisam o direcionamento quanto a suas estratégias móveis. Os dispositivos estão mudando, os softwares que rodam neles também, a nuvem aparece mais nítida no horizonte, a consumerização da tecnologia se fortalece como um contexto bastante real.

Em face a tudo isso vem questão crucial: o que a Microsoft tem para trazer à mesa? Em meio a esse alvoroço de temas potencialmente novos, tão amplos quanto distintos, a companhia corre o risco de trazer, efetivamente, nada.

Pense a respeito. Por um lado, a companhia quer muito (mas muito) vender Windows Phones. Em outro, quer muito (mas muito mesmo) comercializar licenças do Windows e Office para os bons e velhos PCs. Ainda, quer muito (mas muito) manter as receitas com software de colaboração e produtividade instalados, como o Exchange. Também, quer muito (mas muito mesmo) não perder a onda da nuvem a partir de seu Azure.

As ambições não param nesses quatro pontos. A Microsoft, além de tudo que já foi citado, quer vender aplicativos em cloud e redes sociais com ferramentas como Yammer e Office 365. Veja, são muitas frentes para atacar em um único momento.

Para um líder de TI, qualquer um desses itens listados pode ser mais ou menos interessante. Agora, fato, quase nenhum desses temas ajuda a resolver o problema mais importante que os departamentos de tecnologia tem que encarar a partir de agora, e que versa sobre a transição para esse novo mundo pós-PC, nuvem, software customizado, tudo sem muito drama, pouco compromisso com segurança e controle e por aí vai. Percebeu? A empresa tem tantas ofertas nas mãos que talvez não tenha nenhuma solução efetiva.

Existe uma maneira de sair deste dilema? Sim! Alguma maneira que, de preferência, não envolva cortar muitas dessas mãos mencionadas acima? Talvez. A resposta é que a Microsoft deve definir sua estratégia de maneira que seja a companhia que ajudará outras empresas a percorrerem esse admirável novo mundo da tecnologia. Na prática, para ganhar credibilidade e não deixar passar a oportunidade, a empresa precisará se transformar em uma espécie de mediador honesto do tipo: “quer usar a nuvem da Amazon? Podemos ajudá-los nesse processo. Quer dar a seus trabalhadores iPhones? Sem problemas!”.

De uma maneira mais ampla, a solução talvez resida no fato de tentar empurrar produtos com sua marca o tempo todo. Note que isso não significa desistir do Azure ou Windows Phone, porém devem ser opções no seu cardápio de ofertas. E, se forem às soluções mais aderentes para cada situação, sim, vai vender.

Isso não significa inventar algo totalmente novo dentro das estruturas da organização. De volta ao início dos anos 1990, a Microsoft tinha um time inteiro dedicado a fazer o concorrente Lotus (sistema de produtividade posteriormente comprado pela IBM) rodar melhor no ambiente Windows, mesmo que a equipe de Office dedicava-se em outro campo de batalha a matar a concorrente.

Vamos ampliar levemente essa divagação. Pensemos em problemas como logins únicos em diferentes dispositivos, segurança de dados, portabilidade entre nuvens públicas e privadas e tantos outros desafios da indústria que os departamentos de tecnologia das empresas encara diariamente – e possivelmente seguirá encarando nos próximos anos. Se a Microsoft se esforçar para solucionar questões bem mais amplas da TI, que vão além do próprio umbigo. Isso fará com que seus clientes permanecerão fiéis à marca, mesmo que isso signifique, eventualmente, vender um produto da Apple ou Google no meio do caminho.

Site: Computerworld
Data: 23/10/14
Hora: 8h
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/negocios/2014/10/23/mundo-pos-pc-coloca-futuro-da-microsoft-em-xeque/