O mercado brasileiro é estratégico para o SAS e receberá mais investimentos para expandir sua operação e se posicionar entre seus cinco maiores mercados do mundo.
A importância do País para a companhia norte-americana, fornecedora de soluções analíticas para dados, foi enfatizada pelo próprio GEO da companhia, Jim Goodnight, durante "The Premier Business - Leadership2014", realizado na semana passada em Las Vegas (EUA), que reuniu mais de mil experts e visionários, que debateram temas de como as informações certas podem fazer a diferença dos negócios no momento atual.
Em entrevista a jornalistas do Brasil na semana passada, em Las Vegas, Goodnight, que visitou o mercado local em 2008, demonstrou entusiasmo com o País e endossou que a subsidiária nacional está no radar da matriz, localizada em Cary, no estado da Carolina do Norte (EUA).
"O Brasil é um grande mercado e temos evidências do crescimento dos negócios lá", disse o CEO, comentando sobre a expansão das vendas de software de 28% em 2013 e projeções para avanço de 30% em 2014, mesmo em um ano difícil com desaceleração da economia e mais curto por conta da Copa do Mundo e eleições gerais.
Goodnight observou a alta dos negócios no Brasil e mencionou segmentos que estão demandando mais por soluções analíticas de dados para ganhar vantagem competitiva, como é o caso do setor financeiro, telecomunicações varejo e bens de consumo.
Em 2013, a subsidiária adicionou 14 novos clientes, entre eles Banco Volkswagen, Ministério da Justiça, Wal-Mart, Netshoes, Alelo, Amil e Coop. A filial também fechou o primeiro contrato de fraude bancária no País, colocando o Banco Santander na lista dos 20 maiores negócios realizados pelo SAS globalmente no ano passado.
Brasil entre os top 5
"Queremos que o Brasil esteja entre os top 5 mercado dos SAS nos próximos dois a três anos", projeta Carl Farrell, vice-presidente do SAS para região das Américas.
O País que saltou em 2013 da 10ª posição para a 7ª colocação no ranking global da companhia de receita, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá e França. O SAS está presente em mais de 100 países e sua receita global ultrapassou US$ 3 bilhões em vendas em 2013.
Como resultado da boa performance do Brasil, o SAS anunciou investimentos para o País. Está prevista para 2015 a instalação de uma unidade para entrega de soluções analítica de dados para clientes locais, no mesmo modelo de operação do "Building Q", laboratório de cloud computing, inaugurado na semana passada no complexo da sede da companhia em Cary.
"Vamos ter laboratórios de cloud computing como o de Cary no Brasil e México em 2015", anuncia Farrell. "O modelo de operação é com gerenciamento via parceiro", adiantou o executivo, sem revelar detalhes sobre estratégias do novo serviço de aplicações analíticas em nuvem para a América Latina.
Apesar de o Brasil estar caminhando em ritmo mais lento, Farrell avalia que o mercado local oferece grandes oportunidades de negócios para o SAS. "Há uma desaceleração da economia globalmente, não só no Brasil, mas isso não afeta nossas operações", esclarece o executivo, destacando a força do País para investimentos em soluções analíticas para domar o fenômeno do big data.
Site: Computerworld
Data: 27/10/14
Hora: 11h42
Seção: Negócios
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.com.br/negocios/2014/10/27/sas-quer-posicionar-brasil-entre-os-cinco-maiores-mercados-globais/