Tecnologias analíticas avançadas são prioridade, afirma Gartner

30/10/2014

As tecnologias analíticas avançadas são o segmento de crescimento mais acelerado no mercado de Business Intelligence (BI), que ultrapassou US$ 1 bilhão em 2013, segundo o Gartner.

"Embora elas existam há mais de 20 anos, o Big Data acelerou o interesse do mercado”, afirma Alexander Linden, Diretor de pesquisas da consultoria. “Em vez de restrita ao domínio de poucos grupos selecionados, como o pessoal de Marketing e getão de riscos, agora, muitas outras funções de negócio têm interesse legítimo em análise de dados para ajudar a promover melhores tomadas de decisão e aprimorar os resultados das empresas”.

Líderes de TI e de negócios devem aumentar seus esforços para que empresas passem do uso tradicional de BI, que aborda análises descritivas (o que aconteceu), para analíticas avançadas, que complementam com as respostas "por que", "o que vai acontecer" e "como vamos cuidar disso".

"Embora as tecnologias analíticas básicas forneçam um resumo geral dos dados, as tecnologias analíticas avançadas entregam informações mais profundas de conhecimento dos dados e dados granulares”, acrescenta Linden. A recompensa da tomada de decisão com base em dados pode ser um impulsionador poderoso para os resultados das empresas. Por exemplo, as aplicações de diagnósticos clínicos aplicam tecnologias analíticas em uma série de fontes estruturadas e não- estruturadas – incluindo dados de registros eletrônicos sobre saúde, medicamentos, e outros – para recomendar os melhores planos de tratamento aos pacientes individuais.

Porém, criar valor a partir de dados requer uma série de talentos, desde a integração e a preparação dos dados até arquitetar ambientes de bancos de dados especializados em computação, data mining e algoritmos inteligentes. “Extrair valor dos dados não é uma tarefa trivial”, afirma Linden. “Um dos elementos-chave de qualquer programa do tipo ‘decifrar os dados’ são as pessoas, que devem ter as habilidades e capacidades corretas”.

Os cientistas de dados das empresas suportam iniciativas de Big Data para as quais o caso nº1 é melhorar a experiência dos clientes. De acordo com o último estudo global do Gartner sobre Big Data, feito em meados de 2014, 68% dos pesquisados disseram que usam Big Data para melhorar a experiência de seus clientes. Este é o terceiro ano consecutivo em que a experiência dos clientes tem sido um dos principais problemas que as empresas precisam abordar.

"Cientistas de dados não são analistas de negócio",disse Linden. "Eles são profissionais com a capacidade de derivar modelos matemáticos dos dados para colher benefícios comerciais claros e poderosos. Eles precisam se comunicar bem entre diferentes unidades de negócio e trabalhar na intersecção das metas da empresa, das limitações, dos processos, dos dados disponíveis e das possibilidades analíticas.”

Em última análise, a ciência dos dados é inevitável, pois pode ajudar a extrair vários tipos de conhecimento. Por exemplo, como conquistar novos clientes (database marketing – marketing do banco de dados), como efetuar mais vendas cruzadas (por meio da modelagem propensão-a-comprar), informação a caminho da otimização, design de medicamentos e demanda ou previsão de fracasso.

Site: CIO
Data: 29/10/14
Hora: 8h28
Seção: Tecnologia
Autor: -------
Link: http://cio.com.br/tecnologia/2014/10/29/tecnologias-analiticas-avancadas-sao-prioridade-afirma-gartner/