Latino-americanos: Relacionamento sério com as mídias sociais

07/11/2014

Os latino-americanos estão em um relacionamento sério com as redes sociais. O envolvimento deles cresce 127% ao ano com o Facebook,  Twitter e Instagram. Isso representa um total de 455,3 milhões de ações.  Entre as redes, o Facebook lidera, com 94,6% dessas ações, seguido do Instagram, com 3,1%, e do Twitter, com 2,3%.

O Brasil está no topo do ranking, como cerca de 193 milhões das ações analisadas, sendo 93,07% concentradas no Facebook; 5,95% das ações no Instagram; e 0,99% no Twitter. Os brasileiros também representaram a maioria dos envolvidos em cada marca, com 218 mil representantes, o que significa  45% do total de participantes do levantamento, 482 mil.

O  México aparece em segundo lugar, no total de ações, e em quarto lugar no geral de acordo com o tamanho do público. Considerando a quantidade média de indivíduos envolvidos em cada marca, a Argentina surge logo abaixo do Brasil, com 89 mil. Em seguida aparecem Colômbia, com 62 mil, e México, com 60 mil. O Twitter teve a maior penetração na Argentina e no Chile, enquanto o Instagram foi mais forte no Brasil e na Colômbia.

Os dados fazem parte de um estudo conduzido pela parceria do  Shareablee com a comScore. O objetivo  é fornecer aos clientes da comScore benchmarking de mídias sociais e insights de inteligência competitiva.  Para a Shareablee, o estudo auxilia os profissionais de marketing a maximizar o valor do seu público nas redes sociais por meio de insights sobre a maneira como os consumidores se envolvem com suas marcas e de seus competidores no Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus e Tumblr.

A parceria entre a comScore e o Shareablee possibilita aos clientes  mensurar o desempenho em vários canais sociais na mesma janela de visualização e aprender as melhores práticas para aumentar o envolvimento e tráfego social personalizado para o público. Além de revelar o que os públicos mais valorizam com base em seu comportamento social e descobrir como está o desempenho dos canais dos concorrentes.

"Os consumidores da América Latina são usuários com alto envolvimento nas redes sociais, o que confere uma oportunidade única para os profissionais de marketing da região se comunicarem com esses consumidores de uma maneira pessoal, mas escalonável," afirma Alejandro Fosk, Vice-presidente Sênior da comScore na América Latina.

Ele ressalta que, como na maior parte das outras mídias, a medição e a analíse têm um papel essencial para aperfeiçoar o alcance, o envolvimento e promover a fidelidade de longo prazo através da gestão do relacionamento com o cliente. “É crucial saber como está o desempenho da sua própria marca, mas os insights competitivos podem representar uma enorme vantagem para as marcas no marketing em redes sociais, e é por isso que a comScore está firmando parceria com o Shareablee, com um conjunto sólido de métricas para as mídias sociais."

Para Tania Yuki, CEO do Shareablee, o amadurecimento do ecossistema das mídias sociais na América Latina é um motivo de comemoração. Segundo a executiva, a capacidade de mensurar o envolvimento, com precisão, combinado à compreensão sobre os públicos de cada plataforma, gera oportunidades de monetizar os públicos das redes sociais.

“Assim como a comScore auxiliou o desenvolvimento da monetização das mídias digitais estabelecendo métricas confiáveis, nossos dados propiciam uma verificação independente dessas métricas com relação às redes sociais. Nossos insights fornecem aos profissionais de marketing e produtores de conteúdo as informações necessárias para impulsionar seu público e escolher os melhores parceiros para compras de alto impacto," completa Tania.

Site: Convergência Digital
Data: 06/11/14
Hora: 10h12
Seção: Internet
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