Com novo escritório em São Paulo, Twitter fala sobre planos para 2015

27/11/2014

Dois anos após o início de sua operação no Brasil, o Twitter inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (26) seu novo escritório em São Paulo.

Com área total de 2,2 mil m², o novo espaço tem como característica principal o ambiente descontraído das empresas de tecnologia do Vale do Silício e dos outros escritórios da rede social pelo mundo, com pássaros e hashtags espalhadas pelo local, paredes grafitadas, múltiplas áreas de convivência e salas de reunião com nomes de pássaros brasileiros. Até o final do ano, a operação brasileira contará com 63 funcionários, divididos entre o novo escritório da capital paulista e outro espaço no Rio de Janeiro, dedicado ao mercado de mídia.

A rede social fecha 2014 com otimismo, embalada pelo crescimento de usuários e parcerias, puxados por uma série de fatores positivos no mercado nacional. "Esse crescimento é fruto de vários vetores", explicou o Diretor Geral da rede social para o Brasil, Guilherme Ribenboim. "O aumento no número de smartphones, amadurecimento do uso de segunda tela e as parcerias estratégicas com operadoras incentivaram a participação do Twitter de uma forma cada vez mais constante".

Mas dois eventos tiveram um papel importante no bom ano que a plataforma de microbloging vivenciou em 2014: a Copa do Mundo e as eleições presidenciais, ambas responsáveis por um aumento expressivo no tráfego de mensagens dentro do site.

Durante o mundial, cerca de 672 milhões de tuítes foram gerados globalmente. Nos sete jogos da seleção brasileira, o número de conversas entre usuários atingiu picos 130% maiores que a média normal da rede social. O volume total de tuítes cresceu 30% durante o período do campeonato. A eleição presidencial, por sua vez, gerou 39,8 milhões de mensagens dentro da plataforma - só no domingo do segundo turno foram 4,2 milhões de tuítes.

Alavancada por esses eventos, a companhia também expandiu o número de parcerias e anunciantes. Apesar de não abrir detalhes de faturamento, o Twitter saltou de 20 anunciantes (entre os 200 maiores do país) no segundo trimestre de 2013 para 161 anunciantes até o final deste ano.

A estratégia global da empresa é aproveitar do seus mais de 284 milhões de usuários ativos para funcionar como uma segunda tela, mediando o espaço que as marcas ocupam entre modelos clássicos de publicidade, principalmente na TV e na internet. "Nós somos uma ponte entre a mídia tradicional e digital", definiu o Ribenboim.

No Brasil, isso se traduziu em algumas parcerias estratégicas que utilizam as hashtags como ferramenta de interação com usuário de marcas. Em maio deste ano, a empresa registrou 842 hashtags utilizadas em comerciais de TV. Em novembro, o número passou para pouco mais de 1,4 mil hashtags. Com a Rede Record, por exemplo, a entidade fechou uma parceria que permitia aos internautas interagir com decisões dentro do reality show A Fazenda através de tuítes. Um modelo semelhante foi utilizado para abrir uma votação popular na categoria de "melhor clip" dentro do Prêmio Multishow 2014, que gerou 1,7 milhões de tuítes.

Sem Copa ou eleições, a empresa já prevê alguns novos modelos de produtos e parcerias para 2015 que possibilitarão continuar ampliando as receitas e números da rede social no país.

"Quando a gente pensa na estratégia de migração 2014 para 2015, ela será de migrar de grandes eventos para uma estratégia always on, na qual queremos reforçar cada vez mais a importância das marcas para chamarem a atenção do usuário que está conversando sobre coisas importantes para ele dentro do Twitter", afirmou Ribenboim.

Um desses modelos será uma parceria com o instituto de estatísticas Ibope a partir do primeiro trimeste de 2015, que permitirá o fornecimento de analises conjuntas em tempo real da audiência de um programa e sua repercussão dentro do Twitter. "[Os produtores de TV] poderão tomar decisões dentro de seu conteúdo não só baseado em audiência, mas também através das conversas e engajamento dentro do Twitter", disse o diretor da rede social. Esse mesmo conteúdo será disponibilizado ao mercado publicitário.

Site: Canaltech
Data: 26/11/2014
Hora: 16h50
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