Milhares de pessoas utilizam diariamente o Facebook, Twitter, Google+ e outras redes sociais para discutir sobre política, produtos, empresas e outras centenas de temas. Só no Facebook são aproximadamente 85 milhões de usuários no Brasil e no Twitter mais de 40 milhões.
Diante disso, você deve levar em consideração dois fatos muito importantes:
Toda essa comunicação gera diariamente enorme quantidade de conteúdo, que forma opiniões compartilhadas com outras pessoas que são ou podem virar seus clientes no futuro.
Portanto, o monitoramento de redes sociais é fundamental e listo aqui alguns motivos:
1 – Só o monitoramento permite que se saiba o que está sendo dito de sua empresa e/ou produto nas redes sociais.
2 – As informações monitoradas ajudam a entender seu público.
3 – A análise das informações ajuda a traçar estratégias sobre seus produtos (estratégias de vendas e marketing, por exemplo).
4 – Identifica possibilidades de ações dentro e fora dos ambientes virtuais.
5 – Melhora o relacionamento com o cliente para que ele se sinta mais confiante sobre sua empresa e passe a escutar mais o que você tem a dizer.
6 – Detecta possíveis demandas sobre novas características em seus produtos ou até mesmo o desenvolvimento de novos produtos.
7 – Traz subsídios para insights sobre o comportamento de seu público alvo.
8 – Identifica tendências de mercado que podem auxiliar em campanhas.
9 – Ajuda a identificar crises e danos a marca.
10 – Ajuda a fidelizar o cliente já que um consumidor que se identifica com um conceito ou com valores de uma organização tende a ser mais fiel a marca.
Ignorar ou evitar a participação de uma empresa, marca ou produto nas redes sociais e não monitorar o que se fala deles não evitará possíveis danos, além de ser uma enorme perda de excelentes oportunidades.
Criar e manter relacionamento com clientes nas redes sociais e monitorá-las constantemente separam as empresas que conhecem seus clientes e sabem o que eles querem das outras. De que lado você está?
Por Luiz Severo