Por que monitorar as redes sociais?

05/12/2014

Milhares de pessoas utilizam diariamente o Facebook, Twitter, Google+ e outras redes sociais para discutir sobre política, produtos, empresas e outras centenas de temas. Só no Facebook são aproximadamente 85 milhões de usuários no Brasil e no Twitter mais de 40 milhões.

Diante disso, você deve levar em consideração dois fatos muito importantes:

 

  1. Seus clientes certamente estão nas redes sociais, seja como pessoa física ou como pessoa jurídica.
  2. E eles estão falando sobre a sua empresa ou sobre o seu produto, mesmo que você não saiba disso.

Toda essa comunicação gera diariamente enorme quantidade de conteúdo, que forma opiniões compartilhadas com outras pessoas que são ou podem virar seus clientes no futuro.

Portanto, o monitoramento de redes sociais é fundamental e listo aqui alguns motivos:

1 – Só o monitoramento permite que se saiba o que está sendo dito de sua empresa e/ou produto nas redes sociais.

2 – As informações monitoradas ajudam a entender seu público.

3 – A análise das informações ajuda a traçar estratégias sobre seus produtos (estratégias de vendas e marketing, por exemplo).

4 – Identifica possibilidades de ações dentro e fora dos ambientes virtuais.

5 – Melhora o relacionamento com o cliente para que ele se sinta mais confiante sobre sua empresa e passe a escutar mais o que você tem a dizer.

6 – Detecta possíveis demandas sobre novas características em seus produtos ou até mesmo o desenvolvimento de novos produtos.

7 – Traz subsídios para insights sobre o comportamento de seu público alvo.

8 – Identifica tendências de mercado que podem auxiliar em campanhas.

9 – Ajuda a identificar crises e danos a marca.

10 – Ajuda a fidelizar o cliente já que um consumidor que se identifica com um conceito ou com valores de uma organização tende a ser mais fiel a marca.

Ignorar ou evitar a participação de uma empresa, marca ou produto nas redes sociais e não monitorar o que se fala deles não evitará possíveis danos, além de ser uma enorme perda de excelentes oportunidades.

Criar e manter relacionamento com clientes nas redes sociais e monitorá-las constantemente separam as empresas que conhecem seus clientes e sabem o que eles querem das outras. De que lado você está?

Por Luiz Severo