A IBM e a Apple liberaram nesta quarta-feira o primeiro resultado da sua parceria na área de TI corporativa: uma série de dez aplicativos móveis voltados para seis diferentes verticais econômicas, bem como para o mercado governamental.
Segundo as empresas, os apps aproveitam a força da IBM em big data e analytics, moldados para o ambiente de dispositivos móveis da Apple. Os aplicativos têm como foco usuários corporativos nos segmentos de bancos, varejo, seguros, serviços financeiros, telecomunicações e empresas aéreas.
Um dos aplicativos, por exemplo, permite que a tripulação de uma aeronave possa personalizar a experiência dos passageiros a bordo durante o voo. Outro aplicativo, para o segmento bancário, permite que um consultor financeiro acesse remotamente o portfólio de um cliente do banco e possa oferecer consultoria sem precisar estar na agência. E um app voltado especificamente para a polícia, permite que policiais usem seus iPhones para acessar feeds de vídeo de cenas de crimes.
Os clientes usando os novos apps incluem, segundo as empresas, Air Canada, Sprint e a empresa de bancos e serviços financeiros Citi.
"O que estamos entregando mira diretamente nas novas buscas dos negócios: tecnologias inteligentes que entregam novo valor por se posicionar no cruzamento do big data com o engajamento individual", diz Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior de Global Business Services da IBM Global Business Services.
A IBM e a Apple anunciaram sua parceria em julho deste ano. O acordo permite à IBM aplicar seus conhecimentos de tecnologia corporativa nos produtos de consumo da Apple, permitindo que eles sejam mais integrados ao ambientes corporativo. A parceria também envolve a atuação da IBM como revendedora dos dispositivos da Apple, com software (aplicativos, segurança e gestão) já instalado, para clientes corporativos.
No Brasil, segundo o presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede, a parceria já está em atividade e deverá se amplificar em 2015, utilizando também a força dos mais de 5 mil pontos de atendimento técnico que a empresa comprou da Scopus.
Site: Computerworld
Data: 11/12/14
Hora: 8h57
Seção: Negócios
Autor: Fred O'Connor
Link: http://computerworld.com.br/negocios/2014/12/11/parceria-apple-e-ibm-tem-primeiros-resultados-empresas-lancam-10-apps/