A Cisco pretende engrossar a disputa por distribuição de aplicativos em nuvem. A companhia desenha um plano e deve lançar um marketplace dentro de alguns meses. O movimento integra a estratégia de Intercloud. “Trata-se de algo muito simples, é um catálogo”, sintetiza Gee Rittenhouse, vice-presidente do grupo de cloud e virtualização da fabricante. A ideia, contudo, reside em evoluir a iniciativa com o tempo. “Há um grande progresso em curso”, antecipa.
O movimento coloca a fabricante em uma disputa mais acirrada com provedores como a Amazon Web Services (AWS), que já atuam com um modelo de marketplace há algum tempo e, mais recentemente, vem fortalecendo a relação com desenvolvedores independentes de software (ISVs).
Em um primeiro momento, o vice-presidente cita que a lista de soluções disponíveis terá relação direta com produtos de comunicação e colaboração da própria Cisco. A companhia terá, contudo, no horizonte o desafio de criar um ecossistema para abastecer sua loja na nuvem.
O executivo cita que essas relações já estão sendo construídas e que há desejo de gerar interesse na base de parceiros que já compõem a sua base. Oracle? SAP? Rittenhouse limita-se a dizer que isso é algo que ainda será desenhado.
Nuvem de nuvens
A Cisco apresentou a estratégia de Intercloud em março de 2014, dentro de um modelo que conecta nuvens próprias e de parceiros ao redor do mundo. O plano inicial previa investimentos de US$ 1 bilhão dentro de dois anos para viabilizar o plano.
Desde então, a companhia trabalha para expandir a inciativa que, atualmente, já conta com parceiros em 50 países – dez deles operando na América Latina – e 250 data centers inseridos na plataforma. “Passo a passo, se torna uma realidade”, resume o vice-presidente, sinalizando que o momento é de colocar foco na fase de execução dos planos.
Há ambição de expandir esse ambiente de nuvens, embora a fabricante não defina uma meta numérica com relação a isso. A vantagem oferecida às empresas que entrarem como parceiras toca pontos como possibilidade de ampliar presença em outros territórios e obter ganhos de escala.
*O jornalista participa do Global Editora Conference, nos Estados Unidos, a convite da Cisco.
Site: Computerworld
Data: 11/12/14
Hora: 14h02
Seção: Negócios
Autor: Felipe Dreher
Link: http://computerworld.com.br/negocios/2014/12/11/cisco-pretende-fortalecer-intercloud-com-lancamento-de-um-marketplace/