Conheça 10 passos para ter sucesso com um app

12/12/2014

Por que alguns aplicativos para dispositivos móveis fazem tanto sucesso enquanto outros nunca passam de uma boa ideia sem desdobramentos? O caminho para o sucesso de um app pode ser mais curto se os desenvolvedores estiverem atentos a questões sobre monetização, segurança e atalhos para driblar problemas de conectividade. De acordo com um levantamento da Embarcadero Technologies, especializada em ferramentass para desenvolvedores de aplicações e profissionais de bancos de dados, o aplicativo bem-sucedido deve percorrer dez etapas.

O primeiro passo, de acordo com os especialistas da Embarcadero, é buscar formas de monetizar a aplicação, por meio de pagamentos e anúncios In App. A recomendação é usar anúncios de tela cheia na inicialização da aplicação e em outros intervalos de pausas normais.

A dica é integrar anúncios de destaque (320x50) no cabeçalho ou no rodapé ou onde eles fizerem sentido para sua interface. Também é indicada a adoção de  pagamentos in-app para obter receitas com bens consumíveis, compras únicas e/ou baseadas em assinaturas de serviços. Para os especialistas, a oferta deve aparecer tanto em uma versão paga, sem anúncios, quanto na versão gratuita de sua aplicação. Mas é necessário criar um modo para desativar anúncios da versão gratuita através de compra in-app.

Os usuários mobile frequentemente usam conexões wireless sem se preocupar com quesitos de segurança. Para proteger o usuários e  manter os dados dele distantes dos olhos curiosos de qualquer utilizador de pacotes espiões de rede, será preciso implementar criptografia de padrão da indústria como TLS/SSL (Transport Layer Security/Secure Sockets Layer). Bibliotecas testadas e aprovadas de terceiros também são uma excelente saída.

Adquirir e manter boa qualificação em várias lojas de aplicações tornou-se fundamental nesse segmento. Normalmente só as pessoas interessadas em dar notas baixas para a aplicação acabam indo à página de qualificação. Então é tarefa do desenvolvedor encorajar os usuários que realmente gostam da aplicação a declarar sua avaliação, facilitando o caminho para ele. Geralmente, na terceira vez em que a aplicação é utilizada, é um bom momento para pedir que visitem a página de qualificação de sua aplicação na loja de aplicações de sua escolha.

Ter um ícone que se destaque vai  aumentar as chances de sucesso nas lojas de aplicações. Há mais de 30 diferentes tamanhos de ícones para serem utilizados e distribuídos em aplicações Android e iOS. Como criar todos estes ícones pode ser uma tarefa árdua, busque um utilitário próprio para essa atividade,  como Mobile Gfx Setup, Paint.net. O Adobe Flash CC é um programa Windows comercial e mais avançado disponível em trial gratuito que permite facilmente a criação e a exportação dos ícones.

Ainda que todas as funções da aplicação estejam prontas, isso não significa que o trabalho terminou. Uma das razões que determinam o sucesso ou o fracasso das aplicações é o polimento final que elas recebem. Os especialistas da Embarcadero advertem que há recursos no Android e no iOS que sinalizam quando a aplicação se torna ativa e quando volta aos bastidores. É imprescindível, então, testar e gerenciar todas as ações de sua aplicação.

O sexto passo é implementar análises através das várias bibliotecas de  terceiros, como Google Analytics, Flurry Analytics, GameAnalytics e Parse Analytics, para manter a lista curta. Os fornecedores de análises têm seus próprios SDKs de Android, iOS e REST para integração Então, deve-se registrar pontos importantes dos dados, como a duração do uso da aplicação pelo usuário, quais telas são mais utilizadas, ou onde eles estão demorando demais ou desligando a aplicação. O mais importante aqui é tomar medidas com base nas informações fornecidas por tais análises, ciclo e teste

As notificações Push são um importante mecanismo para manter os usuários envolvidos com a aplicação. Mas será preciso encontrar o equilíbrio entre essas notificações. As do Android são disponibilizadas via Google Cloud Messaging. No caso do iOS, o caminho está no Apple Push Notification Service.

O oitavo passo para o sucesso diz respeito às threads. Elas permitem executar procedimentos de longa execução como um processo distinto.  A dica é usar threads sempre que a aplicação for bloquear as ações do usuário, como ocorre durante upload ou download de arquivos, no processamento de informações ou carregamento de dados. Quando a aplicação parece congelar, os usuários podem tentar pular dela para outra. Se o usuário precisa esperar uma tela até que algo aconteça, pense em modos de mudar a arquitetura da aplicação para que o evento aguardado  ocorra em segundo plano.

Se a aplicação depende de acesso à internet, é necessário pensar em alternativas para lidar com cenários de ausência de conectividade. Use sistemas de queuing para upload e download de dados. Implemente capacidades de retomada de download de arquivos sempre que possível. Um modo off-line, no qual as capacidades online fiquem desativadas enquanto a conectividade não for restabelecida, pode ser uma boa ideia.

O décimo passo está relacionado à escolha de um nome funcional, descritivo ou único (ou uma mistura disso tudo). Os especialistas não recomendam nomes registrados. Tem mais valor uma descrição que deixe claro a função do app, quem são seus concorrentes e quais tecnologias utilizadas para construir a aplicação facilitará os mecanismos de busca. Construir a aplicação é só o primeiro passo. A distribuição do app também é essencial para o sucesso. Cada loja de aplicações possui seu próprio sistema de envio, com regras distintas, mas o ganho em termos de usuários fará tudo isso valer a pena.

Site: Convergência Digital
Data: 11/12/2014
Hora: ------
Seção: Internet Móvel 3G e 4G
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=38627&sid=17#.VIpKGTHF8R4