Totvs traça rumos do Fluig: internacionalização, novos cards e marketplace

17/12/2014

O Fluig recebeu os holofotes da Totvs ao longo dos últimos meses. A fabricante brasileira de sistemas de gestão prepara agora uma estratégia de aceleração de sua plataforma de produtividade e colaboração no mercado.

No horizonte surgem questões como a introdução da ferramenta internacional, novas funcionalidades (cards) e um processo de povoamento da loja com aplicações e componentes.

Marilia Rocca, vice-presidente e responsável por essa linha de produtos na provedora, sinaliza que 2015 será um ano agitado para a oferta da tecnologia. “Vamos concretizar a visão do Fluig”, afirma.

Uma parte da estratégia considera a internacionalização da tecnologia para países da América Latina. Ao longo dos últimos meses a solução recebeu investimentos para adequar-se a tal finalidade. Gilmar Hansen, diretor de produtos Fluig, revela que a procura na região foi alta e precisou se represada.

O movimento considera aproximação na base de revendas Totvs na região além do recrutamento de novos parceiros. O número de canais ou a ambição de revendas que trabalharão a tecnologia no mercado latino-americano, contudo, não é revelado pela empresa.

Atualmente, 49 franquias Totvs e outras 17 revendas Fluig comercializam a plataforma no mercado brasileiro. Há alguns meses, a fabricante revelou que pretendia ter 30 parceiros próprios da ferramenta. O movimento foi freado “devido a alta demanda” dos projetos, diz Marília, sinalizando planos de retomar o processo de expansão do ecossistema nos próximos anos.

Crescer a base de aliados vincula-se a uma ambição de ativar e expandir soluções dentro da Fluig Store. Além das ferramentas específicas do Fluig, o marketplace agrega componentes desenvolvidos por parceiros e que ajudam em necessidades específicas dos clientes. A executiva antecipa que o esforço de povoar a loja terá suporte de um time dedicado. 

Novos mercados

O fato é que o Fluig colocou a Totvs em disputas que vão além do mercado tradicional de ERP. Os recursos da plataforma permitira que a fabricante disputasse projetos contra IBM, Microsoft, Hyland e OpenText, por exemplo.

“Por um lado, sim, ampliou a gama de concorrentes; mas, por outro, abriu novos mercados para que chegássemos a empresas que não eram usuários de nossas tecnologias”, avalia a vice-presidente, citando as soluções de workflow como uma das portas de entrada para muitos projetos.

De acordo com Marilia, as ferramentas que compõem a plataforma (de processos, gestão de documentos, colaboração e criação de portais) surgem como uma evolução natural às empresas que já implementaram e estabilizaram seus ERPs.

Atualmente, 20% dos clientes do Fluig não são usuários do sistema de gestão da Totvs. Pelas contas da executiva, a carteira contempla 250 empresas utilizando a tecnologia. A expectativa é fechar 2014 com mais 50 (atingindo uma base de 300 clientes).

Fluig nasceu em meados de 2013 com oito módulos, chamados “cards”. A companhia pretende adicionar uma nona ferramenta de LMS ( Learning Management Systems) na plataforma no início de 2015. Além disso, há planos de fortalecer a lista de soluções com aplicações cross industries e agnósticas ao longo dos próximos meses.

Site: Computerworld
Data: 16/12/14
Hora: 8h20
Seção: Negócios
Autor: Felipe Dreher
Link: http://computerworld.com.br/negocios/2014/12/16/totvs-traca-rumos-do-fluig-internacionalizacao-novos-cards-e-markeplace/