Sem inovação, consumidor se retrai e venda de tablets cai no mundo

08/01/2015

Depois de um ano conturbado em 2014, o mercado global de tablets global não vem retornando aos níveis de crescimento observado nos últimos quatro anos e a demanda por tablets continuará baixa em 2015, destaca o Gartner. A consultoria estima que as vendas mundiais de tablets irão alcançar 233 milhões de unidades em 2015, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

“O colapso do mercado de tablets em 2014 foi alarmante”, descreve Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner. Nos últimos dois anos, as vendas globais de tablets foram crescendo em 2 dígitos. A forte queda, reforça o analista, pode ser explicada por vários fatores.

Um deles é o tempo de vida deste tipo de aparelho, que está maior – ele é compartilhado entre os membros de uma mesma família, e as atualizações de software, especialmente para dispositivos IOS, mantém os tablets  em dia com as inovações. Outra razão inclui a falta de inovação do hardware deste tipo de aparelho, que faz com que os consumidores não tenham interesse em trocar o tablet por um modelo mais novo.

No Brasil, os tablets sustentaram as vendas da indústria de TI - perdendo vez apenas para os smartphones. De acordo com dados da IDC Brasil, foram vendidos, no terceiro trimestre, 2.3 milhões de unidades, uma alta de 18.1% se comparado ao mesmo período do ano passado e um crescimento de 18.3% na comparação com o 2º trimestre deste ano.

Foram mais de 590 mil tablets vendidos em julho, mais de 755 mil em agosto e mais de 963 mil em setembro, apontou estudo. Os dados do quarto trimestre ainda não foram revelados pela consultoria, mas há uma expectativa de nova quebra de recorde. A IDC prevê que foram vendidos 10 milhões de tablets no Brasil no ano passado. O Gartner prevê que serão vendidos 2,47 bilhões de PCs, tablets e celulares no mundo em 2015.

*Com informações do Gartner e da IDC Brasil

Site: Convergência Digital
Data: 07/01/2015
Hora: 15h
Seção: Negócios
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=38712&sid=5#.VK2AHtLF_EU