Startup: como encantar um investidor com sua ideia

08/01/2015

Você tem uma grande ideia, espírito empreendedor e conseguiu descolar uma apresentação com um possível investidor. Como encantar com sua ideia? Para começar, parabéns! Conseguir uma apresentação já é um grande desafio. Se você ainda está tentando obter a apresentação tenha em mente que uma recomendação é o caminho mais efetivo neste momento. A recomendação de alguém ligado ao investidor, de um renomado professor ou de outro empreendedor que já obteve sucesso vai lhe colocar no topo da pilha de análise. 

Voltando a apresentação, saiba que um investidor não busca ideias. Investidores querem retorno de investimento e, neste caso, a sua capacidade de implementar um negócio rentável é que interessa.Você é mais importante que a sua ideia. Ideias fabulosas já se perderam nas mãos de empreendedores incapazes e as ideias mais simples geraram fortunas para empreendedores habilidosos.

Vários autores orientam como se portar durante uma apresentação para investidores. Segue um resumo com 5 dicas que são consenso:

1) Seja direto. Você terá pouquíssimo tempo para apresentar. Vá direto ao ponto: o que é sua ideia e como se ganha dinheiro com ela.

2) Seja transparente. Apresente o que você tem de concreto (contratos em fase de negociação e outras "possibilidades" não valem nada), quais as competências de sua equipe e o que você busca de apoio, além dos recursos financeiros. Não esconda problemas. Problemas descobertos a posteriori são indicativos de que você mentiu ou foi incompetente para detectá-los. Nos dois casos você perde.

3) Transmita confiança, não arrogância. A maior parte das startups fracassa e os investidores sabem disso. Não vá a eles como se estivesse lhes dando a oportunidade de participar de uma nova Microsoft. Arrogância e ingenuidade costumam andar juntas.

4) Cuidado com as estimativas. Mercados potenciais abrangentes são os que mais interessam, mas não valem muito se você não for capaz de alcançá-los. Apresente em seu plano de negócios como chegará ao mercado alvo com investimento compatível com o faturamento esperado. Isso é crucial na hora de definir o valor necessário pra fazer a "roda girar".

5) Mostre quem são seus concorrentes. Concorrentes são fortes indicativos de que o mercado de fato deseja seu produto. Mostre que pode obter sua fatia de mercado. Não é preciso eliminar a concorrência, você precisa mostrar que pode concorrer e ser lucrativo.

Claudio Fortier é Diretor Presidente da Startup Cearense PointsUP.

Site: Administradores
Data: 07/01/2015
Hora: 15h43
Seção: Empreendedorismo
Autor: Claudio Fortier 
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