Computador de vestir avança nos EUA

09/01/2015

Entre os diferentes segmentos do mercado de eletrônicos, o negócio de computadores de vestir é o que apresenta atualmente o maior potencial de expansão, de acordo com a Consumer Electronics Association (CEA). Para este ano, a estimativa é que as vendas de computadores de vestir vão atingir 30,9 milhões de unidades nos Estados Unidos, 61% acima do volume alcançado no ano passado. Em receita, a previsão é de um crescimento de 133%, para US$ 5,1 bilhões.

"Os computadores de vestir são hoje uma categoria chave para o desenvolvimento da indústria de eletrônicos nos próximos anos e também em 2015", disse ontem Gary Shapiro, presidente da CEA, em apresentação na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de tecnologia do mundo, que termina hoje, em Las Vegas.

Para o setor de eletrônicos como um todo, a CEA projeta crescimento de 3% neste ano no mercado americano, para US$ 223,2 bilhões. O segmento de smartphones crescerá 6% em volume, para 169,3 milhões de unidades, e 5% em receita, para US$ 51,3 bilhões.

O mercado de tablets terá queda de 1%, para US$ 24,9 bilhões. O segmento de TVs também terá queda em receita de 2% nos Estados Unidos, para US$ 18,3 bilhões. Já a categoria de TV de ultra alta definição (4K) vai dobrar, para US$ 5 bilhões.

Entre os computadores de vestir, os segmentos de dispositivos de monitoramento da saúde e de performance esportiva vão liderar o mercado americano neste ano, com vendas de 10,9 milhões de unidades, o que equivale a um crescimento de 359% em relação a 2014. Em receita, esses itens vão gerar para as indústrias de eletrônicos US$ 3,1 bilhões em vendas, aumento de 474% em relação ao ano passado. Outras categorias, como óculos e relógios inteligentes, também crescem, mas em menor proporção.

Entre os produtos apresentados na feira de tecnologia de Las Vegas, os mais numerosos foram os relógios e pulseiras inteligentes, capazes de medir batimentos cardíacos, contar número de passos, medir o consumo de calorias, entre outras funções. Fabricantes como Lenovo, Toshiba, Samsung e Sony anunciaram novas linhas de pulseiras e relógios inteligentes.

A Epson, que tradicionalmente produz impressoras, também anunciou nesta semana que vai entrar no mercado de computadores de vestir, com uma série de produtos que incluem relógios inteligentes, pulseiras que funcionam como monitores cardíacos e sensores para avaliar a performance durante a atividade fisica. Algumas linhas chegam ao mercado americano em março deste ano.

A Intel também apresentou o Curie, chip do tamanho de um botão que pode ser aplicado em diversos tipos de computadores de vestir. Em apresentação, Brian Krzanich, presidente mundial da Intel, disse que a meta com a novidade é estimular a produção de uma nova geração de computadores de vestir, como anéis, bolsas e outros itens. (Ver Indústria busca inovações para manter PCs relevantes)

Alguns computadores de vestir com usos diferentes de relógios e pulseiras foram apresentados na feira. A americana Blackbox Biometrics, por exemplo, apresentou em seu estande uma touca inteligente, capaz de medir o impacto que choques sofridos por atletas durante a prática de esportes, como rugby e futebol americano.


A americana UpRight anunciou um dispositivo que pode ser colado nas costas do usuário e que vibra para avisar que a pessoa precisa corrigir a postura. A empresa britânica MyBrain, por sua vez, anunciou um capacete que promete relaxar usuários estressados e reproduz músicas de acordo com seu estado mental. As empresas não informaram quando essas tecnologias podem chegar ao Brasil.

A repórter viajou a convite da Lenovo

Site: Valor Econômico
Data: 09/01/2015
Hora: 05h
Seção: Empresas
Autor: Cibelle Bouças
Link: http://www.valor.com.br/imprimir/noticia/3851728/empresas/3851728/computador-de-vestir-avanca-nos-eua