Serviços de cloud computing como Azure e Office 365 foram novamente as estrelas no comunicado dos resultados financeiros trimestrais da Microsoft. Segundo a empresa, a receita com serviços de nuvem mais que dobrou no segundo trimestre fiscal de 2015 comparado com o ano anterior.
A empresa anunciou crescimento de 8% na receita total do trimestre, que atingiu US$ 26,6 bilhões, acima da expectativa dos analistas. Outra surpresa foram os US$ 2,3 bilhões de receita gerados no trimestre pela venda de smartphones, dinheiro que não existia há um ano, antes da compra da Nokia.
Custos de reestruturação e ajustes de impostos no entanto derrubaram o lucro na companhia, que ficou 12% menor que no período do ano anterior. O lucro líquido foi de US$ 5,65 bilhões no trimestre que encerrou em 31 de dezembro, equivalendo a ganhos de US$ 0,71 por ação e atingindo a expectativa dos analistas.
Sucesso na nuvem
"Nossos serviços comerciais de nuvem apresentaram receita de três dígitos pelo sexto trimestre consecutivo", disse a CFO da Microsoft, Amy Hood, na call de resultados. "O Office 365 continua a ser prioridade para os CIOs, na medida em que clientes novos e antigos se movem para a nuvem", disse ela. "Essa transição acelerou, com 45% das renovações de Office no trimestre indo para a nuvem."
O tablet Surface Pro 3, da Microsoft, teve boa performance e a receita com a venda de hardware Surface cresceu 24% no período, passando de US$ 1 bilhão pela primeira vez. A plataforma XBox teve dificuldades, no entanto. A receita caiu 20%, para US$ 703 milhões, por conta de redução na entrega dos consoles e da transição do Xbox 360 para o Xbox One, diz a companhia.
A divisão de licenças de dispositivos e consumidor teve desempenho fraco, com receita de US$ 4,2 bilhões gerada pela venda de licenças ao consumidor, uma queda de 25% sobre o ano anterior. As licenças para consumidor incluem venda OEM de licenças Windows para fabricantes de PCs, vendas de licenças OEM para Windows Phone, edições para consumidor do Office 2013 pagamento de royalties sobre uso de produtos de consumo.
Segundo CEO da Microsoft, Sayta Nadella, a chegada do Windows 10 vai criar mais oportunidades de receita ao longo do caminho. "No geral, acredito que o objetivo mais estratégico para nós seja ganhar volume junto aos desenvolvedores com o Windows 10", disse o executivo.
Na lista de ações estratégicas nessa direção estão o movimento de unificar a plataforma para desenvolvedores, juntamente com a unificação da Windows Store, diz o CEO da Microsoft. "Estamos criando uma grande oportunidade para que todos os desenvolvedores escrevam aplicações universais para Windows", diz Nadella.
Site: Computerworld
Data: 27/01/2015
Hora: 11h57
Seção: Negócios
Autor: ——
Link: http://computerworld.com.br/negocios/2015/01/27/resultados-financeiros-da-microsoft-refletem-aumento-da-venda-de-cloud/