Empresas investem no treinamento de lideranças para melhorar resultados

28/01/2015

O que é preciso para ser um líder e ter sucesso na condução de uma equipe de trabalho? O Conta Corrente mostra um exemplo de empresa que investe na identificação de futuros líderes e no treinamento dos profissionais que estão nos cargos de gerência.

Há 4 anos, Giovana trabalha em uma empresa de produtos de nutrição e controle de peso. Até o início deste mês, era supervisora mas acabou de ser promovida a um cargo de gerência. Agora está à frente da equipe de vendas e comunicação.

“É muito bom saber quando você tem um reconhecimento de que um trabalho que você está fazendo está sendo observado. Foi muito legal, porque eu recebi diversos e-mails de diversos diretores e gerentes falando que já torciam por mim. Então, foi muito acolhedor”, diz Giovana Panazzolo, gerente da Herbalife.

Desde que começou a trabalhar aqui, a empresa identificou em Giovana um perfil de líder e investiu nesta característica dela. Mesmo quem chega ao cargo de gestor continua participando de programas de liderança.

“Os programas de liderança não param, eles continuam e eles acontecem a cada 45 dias. Nas reuniões, a gente escolhe um tema para ser trabalhado, que pode ser desde gestão de pessoas, ou um desafio que a gente está tendo na área com algum membro da equipe até com temas estratégicos”, conta Giovanna.

Na empresa trabalham cerca de 400 pessoas. Para a área de Recursos Humanos, a empresa deve ter uma equipe bem diversificada, com funcionários que tenham qualidades diferentes, complementares. E é importante estimular em cada um, os pontos fortes. Além de incentivar as pessoas a descobrirem as próprias qualidades.

“Nós temos reuniões de compartilhamento de experiências. Nós temos uma política bastante forte de portas abertas aqui na nossa organização. Essas pessoas possuem bastante liberdade para buscarem informações com os seus líderes e se prepararem para experiências bastante interessantes”, explica Claudia Vicente, diretora de Recursos Humanos da Herbalife.

Igor já entrou na empresa para ser gestor. Diz que percebeu que tinha perfil de líder na adolescência. Conta que praticando esportes de equipe percebeu que tinha jeito para trabalhar em grupo e apontar caminhos. Agora, aos 32 anos é gerente de marketing. Mas não quer se acomodar. E corre atrás para aprender cada vez mais.

“Muita leitura, mas, principalmente, muita interação com líderes mais experientes. Eu acredito que essa combinação entre metodologia e teoria com prática faz a diferença para um líder atual. Então, acho que explorar cada vez mais as experiências de outras pessoas, o que elas passaram na carreira, encurta um pouco o seu caminho e sua visão de liderança. Então, para mim esse caminho foi fundamental”, diz Igor Carvalho, gerente de marketing da Herbalife.

Igor acha que está apenas no começo do caminho: “Eu acredito que o líder nunca está pronto. Eu acho que ele tem que estar sempre buscando uma renovação e evoluindo como líder. Não só em termos de educação, não só em termos de interação com líderes mais experientes, mas sempre essa busca de que ‘eu nunca estou pronto e, sim, vou evoluir como líder dentro da corporação e dentro da minha carreira’”.

Site: G1
Data: 26/01/2015
Hora: 22h05
Seção: Conta Corrente
Autor: ------
Link: http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/01/empresas-investem-no-treinamento-de-liderancas-para-melhorar-resultados.html