10 maneiras de criar um ótimo ambiente de trabalho

02/02/2015

Um ambiente de trabalho reúne pessoas diferentes que têm que trabalhar juntas para alcançar os objetivos da empresa. Lolly Daskal, CEO da Lead from Within, separou, para o site da revista "Inc.", dez dicas de como criar um ambiente criativo cheio de incentivos para a equipe. Confira:

1. Faça a sua parte

Falar de um bom lugar para trabalhar significa falar em boa liderança. Se você é o líder, a melhor maneira de criar um bom ambiente de trabalho é incentivando as pessoas a trabalhar, as auxiliando rumo ao sucesso.

2. Reveja o posicionamento em relação aos erros

Algumas empresas são rígidas no que diz respeito a erros. No entanto, é necessário lembrar que a perfeição é algo inatingível e que as falhas podem servir como aprendizado. Uma cultura na qual errar é humano faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis e usem melhor a criatividade na hora de trabalhar.

3. Não tenha nada a esconder

Quando há transparência, há confiança. Sinceridade é a melhor forma de atrair credibilidade.

4. Desafie

Incentive os funcionários a desenvolver a criatividade deles. Essa é uma das melhores formas de empoderar a empresa diariamente.

5. Dê aos funcionários o que eles precisam e saia do caminho

Parece uma coisa simples, mas quando as pessoas dão o melhor delas quando têm as ferramentas certas para fazer o trabalho e uma interferência administrativa mínima.

6. Crie uma comunidade persuasiva

Um ambiente de trabalho no qual as pessoas são valorizadas e em que as opiniões e relacionamento são importantes faz com que os funcionários se sintam confortáveis para confiar e ajudar uns aos outros. Construir boas relações é a chave para ótimas colaborações.

7. Acabe com o status quo

Lemas do tipo "é assim que sempre fizemos as coisas" são batidos demais. Repense tudo, do começo ao fim. Mostre às pessoas que mudanças e inovações valem a pena.

8. Esteja ligado

As pessoas querem fazer parte de algo que é maior do que elas, e saber que o líder está à par da missão faz toda a diferença. Esteja conectado com tudo o que está acontecendo e crie oportunidades de melhoria para toda a equipe.

9. Comemore os momentos cruciais

Faça uma celebração para os momentos especiais. De metas pessoais às de equipe, comemorar é uma forma de unir as pessoas, de fazer com que elas se sintam motivadas.

10. Treine novos líderes

Faça o que você sabe e ajude as pessoas que o cercam a descobrir do que elas são capazes.

Site: PEGN
Data: 02/02/2015
Hora: ------
Seção: Gestão de Pessoas
Autor: ------
Link: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/02/10-maneiras-de-criar-um-otimo-ambiente-de-trabalho.html