Um ambiente de trabalho reúne pessoas diferentes que têm que trabalhar juntas para alcançar os objetivos da empresa. Lolly Daskal, CEO da Lead from Within, separou, para o site da revista "Inc.", dez dicas de como criar um ambiente criativo cheio de incentivos para a equipe. Confira:
1. Faça a sua parte
Falar de um bom lugar para trabalhar significa falar em boa liderança. Se você é o líder, a melhor maneira de criar um bom ambiente de trabalho é incentivando as pessoas a trabalhar, as auxiliando rumo ao sucesso.
2. Reveja o posicionamento em relação aos erros
Algumas empresas são rígidas no que diz respeito a erros. No entanto, é necessário lembrar que a perfeição é algo inatingível e que as falhas podem servir como aprendizado. Uma cultura na qual errar é humano faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis e usem melhor a criatividade na hora de trabalhar.
3. Não tenha nada a esconder
Quando há transparência, há confiança. Sinceridade é a melhor forma de atrair credibilidade.
4. Desafie
Incentive os funcionários a desenvolver a criatividade deles. Essa é uma das melhores formas de empoderar a empresa diariamente.
5. Dê aos funcionários o que eles precisam e saia do caminho
Parece uma coisa simples, mas quando as pessoas dão o melhor delas quando têm as ferramentas certas para fazer o trabalho e uma interferência administrativa mínima.
6. Crie uma comunidade persuasiva
Um ambiente de trabalho no qual as pessoas são valorizadas e em que as opiniões e relacionamento são importantes faz com que os funcionários se sintam confortáveis para confiar e ajudar uns aos outros. Construir boas relações é a chave para ótimas colaborações.
7. Acabe com o status quo
Lemas do tipo "é assim que sempre fizemos as coisas" são batidos demais. Repense tudo, do começo ao fim. Mostre às pessoas que mudanças e inovações valem a pena.
8. Esteja ligado
As pessoas querem fazer parte de algo que é maior do que elas, e saber que o líder está à par da missão faz toda a diferença. Esteja conectado com tudo o que está acontecendo e crie oportunidades de melhoria para toda a equipe.
9. Comemore os momentos cruciais
Faça uma celebração para os momentos especiais. De metas pessoais às de equipe, comemorar é uma forma de unir as pessoas, de fazer com que elas se sintam motivadas.
10. Treine novos líderes
Faça o que você sabe e ajude as pessoas que o cercam a descobrir do que elas são capazes.
Site: PEGN
Data: 02/02/2015
Hora: ------
Seção: Gestão de Pessoas
Autor: ------
Link: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/02/10-maneiras-de-criar-um-otimo-ambiente-de-trabalho.html