Presidente da Finep cobra aumento de investimentos para P&D

12/02/2015

Os investimentos do Brasil em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ainda estão aquém do necessário. A avaliação do cenário é feita pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, é de os investimentos para estas atividades deveriam ser de, no mínimo, R$ 50 bilhões anuais. Outro complicador é o ajuste fiscal do governo federal.

“Essa é uma questão chave que entra em atrito com a agenda de ajuste fiscal. Educação, ciência e tecnologia não merecem entrar na linha de corte como normalmente é feito pelos programas de ajuste. Estamos defendendo muito para manter pelo menos o ritmo [dos investimentos] para atender a demanda de empresas e universidades”, defendeu Arbix.

Para o presidente da Finep, o País tem necessidade de dobrar os investimentos em inovação até 2018. Uma das medidas sugeridas por Glauco Arbix foi a consolidação de uma venture capital conjunta entre a Finep e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para apoiar empresas startups.

(Agência Gestão CT&I, com informações da Finep)

Site: Agência Gestão CT&I
Data: 11/02/2015
Hora: 10h55
Seção: ------
Autor: ------
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6898:presidente-da-finep-cobra-aumento-de-investimentos-para-pad&catid=1:latest-news