No cenário corporativo, sabemos – e muito bem – que toda inovação precisa gerar resultado. E esse resultado tem que ser bom. Tem que promover produtividade, motivação e engajamento. Tem que movimentar a empresa em todas as instâncias. E isso também sabemos que não é tarefa fácil. Ainda mais que especialistas apontam que o ano de 2015 deverá ser focado (ainda mais) na busca por produtividade.
Penso que a busca por produtividade seja uma constante e, além disso, está intimamente ligada à inovação. É com processos mais enxutos que conseguimos otimizar nossas tarefas e trazer melhores resultados. E isto é a verdadeira inovação.
Para acompanhar o que o mercado impõe, nos desafiamos todos os dias a ir além. Uma prática válida é a de olhar mais para o desempenho durante o percurso do que para o objetivo que se pretende alcançar, um exercício que permite a reinvenção: caminho certo para bons resultados que promove o autoconhecimento e o amadurecimento das equipes e da empresa. Dessa forma, o resultado passa a ser consequência natural das ações realizadas com bom desempenho e de maneira disciplinada. Sim, disciplinada.
Erra quem pensa que inovar é deixar que as ideias corram soltas, sem compromisso, nexo ou vínculo com o negócio. Pensar fora da caixa é bacana e tem sua importância no início do processo, mas é preciso estruturar as ideias para que elas ganhem valor e então gerem resultados. É preciso, ainda, criar um ecossistema de inovação que faça parte da cultura da empresa. Só assim é viável lançar projetos e dar apoio ao empreendedorismo.
Exemplos inspiradores surgem todos os dias e o incentivo ao empreendedorismo é um movimento que toma conta. Vejo entidades de classe e de educação lançando cursos e eventos e muita, mas muita gente mesmo, compartilhando conhecimentos. Também vejo muitas empresas se reinventando, aproveitando o imprevisível e criando oportunidades. Para que isso aconteça, é imprescindível apostar na descentralização, adaptabilidade, ações colaborativas, empowerment... Conceitos relacionados ao aumento da criatividade nas companhias que ganham força em uma prática ainda tímida, porém eficiente.
Isso porque o único caminho para conquistar bons resultados é a constante reinvenção. Brinquei no título falando que este era o segredo da inovação, mas não é segredo nenhum, não. Nossa realidade muda a velocidades extraordinárias e acompanha quem tem flexibilidade e capacidade de se reinventar. Pois cada vez que evoluímos, inovamos – se não for assim, não houve evolução. Li certa vez uma frase do americano Gary Hamel, um dos mais influentes pensadores de negócios, que “a verdade é que as melhores práticas de gestão de hoje não são boas o suficiente”. Ele está certo. E nunca serão. E isto porque amanhã já seremos diferentes de quem somos hoje. E assim nossos negócios. E assim o mundo.
*Carlênio Castelo Branco é CEO da Senior.
Site: Computerworld
Data: 25/03/2015
Hora: 8h10
Seção: Gestão
Autor: Carlênio Castelo
Link: http://computerworld.com.br/gestao/2015/03/25/inovacao-o-segredo-e-reinventar/