PROTESTE: Internautas ficam sem a velocidade contratada na banda larga fixa

31/03/2015

Mais da metade (56%) dos consumidores que utilizaram o medidor da PROTESTE  para monitorar a taxa recebida da operadora de internet apontou velocidade abaixo da contratada na banda larga fixa. E 65,2% deles se mostraram insatisfeitos com a velocidade entregue, segundo dados divulgados pelo órgão de Defesa do Consumidor, revelada nesta segunda-feira, 30/03.

O medidor lançado em parceria com o site Minha Conexão, no início de março, para estimular o internauta a fazer medições ao longo do mês, foi acessado por 128 mil usuários. Nos casos em que forem constatados descumprimentos ao contrato, a PROTESTE vai ajudar o consumidor a buscar os seus direitos.

Pelas regras de qualidade da internet fixa estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas são obrigadas a oferecer uma velocidade mínima para a banda larga. A velocidade instantânea entregue deve ser, no mínimo, 40% do contratado em 95% dos acessos. E a velocidade média mensal deve ser no mínimo 80% da velocidade contratada.

Segundo o PROTESTE, desde o lançamento do medidor, 128 mil usuários se cadastraram e 5 mil responderam a pesquisa realizada pela PROTESTE. Dos que afirmaram que a taxa média de velocidade recebida era inferior à contratada, 19% apontaram diferença de 10% a menos. E 14% dos entrevistados detectaram nas medições taxa de velocidade 50% menor do que a contratada. 

O pior caso foi o da operadora Sky, em que 19,2% dos entrevistados apontaram que a velocidade média gerada no relatório do medidor era 60% menor do que a contratada. Clientes da Embratel e Sercomtel apontaram que a taxa de velocidade medida era 40% menor do que a contratada, com 33,3% e 50,0% de respostas, respectivamente. E 24,1% dos consumidores com planos de banda larga da Algar Telecom, afirmaram receber taxa de velocidade 30%  inferior ao estipulado em contrato.

Na comparação da satisfação de acordo com a operadora contratada, os clientes das empresas Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Sky e Vivo se mostraram mais insatisfeitos em relação à velocidade de banda larga recebida. Em relação à velocidade contratada, 44,2% afirmaram terem optado por planos que oferecem menos de 10MB por segundo. E 27,4% dos entrevistados têm planos de 10Mbps.

A maioria dos entrevistados utiliza os serviços da Oi, 25,4%, seguido dos clientes da operadora Net Virtua/Net Combo, 23,7%. A região Sudeste teve participação de 56,7% na pesquisa, seguida pelas regiões Sul, com 18,7% e Nordeste, com 13,4%. O estado de São Paulo teve 31,4% de participação, superando todas as regiões pesquisadas.

Site: Convergência Digital
Data: 30/03/2015
Hora: 14h22
Seção: Internet
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