Corporações dão vida à Internet das Coisas

15/04/2015

O mercado corporativo é o grande impulsionador da conexão máquina a máquina e da Internet das Coisas, com 60% dos objetos conectados atualmente sendo comprados ou utilizados por companhias, revela a 14ª edição do estudo “TMT Predictions 2015”, realizado pela Deloitte com o seu time de especialistas dedicado à indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) a partir de entrevistas ao redor do mundo.

A pesquisa aponta que o mercado corporativo deve retomar a liderança no uso de novas tecnologias, superando o consumidor comum. “Da década de 50 até o começo dos anos 2000, as tecnologias eram massificadas a partir do seu uso no dia a dia de trabalho, como aconteceu com os computadores pessoais. Na última década, os consumidores assumiram esse papel”, explica Solange Carvalho, diretora da Deloitte no Brasil para o atendimento à indústria de TMT. 

“Os consumidores finais foram responsáveis pela adoção em larga escala, por exemplo, das telas de tamanho maior e da comunicação via VOIP; pontos nos quais o mundo corporativo demorou a apostar nos últimos anos, devido às dúvidas sobre uma eventual perda de atenção e foco dos profissionais”, detalha Solange. Agora, a partir de 2015, o mercado corporativo começa a assumir seu protagonismo.

O estudo prevê ainda que as corporações iniciaram a adoção de algumas novas tecnologias que depois terão o seu uso ampliado, entre elas os wearables – produtos físicos que atuam como um extensor tecnológico ao corpo do usuário –, que devem se tornar mais úteis oferecendo recurso hands-free (em que não há necessidade de se usar as mãos), com dispositivos que permitam o acesso a técnicas de realidade aumentada.

Já as impressoras 3D – uma forma de tecnologia de impressão para a fabricação de produtos em modelo tridimensional – devem ganhar ainda mais força na indústria manufatureira, na criação de moldes e suportes. Os drones – aeronave não tripulada – também devem ganhar destaque nessa linha, ao serem utilizados, por exemplo, na produção agrícola ou na execução de serviços especializados.  

Este será o ano em que o universo corporativo estará novamente à frente dos consumidores na adoção de novas tecnologias, como a impressão 3D, wearables e o uso de drones. As compras nas lojas físicas com a utilização do smartphone como meio de pagamento – tema que deve crescer mais de 1000% em todo o mundo em relação ao ano passado – também prometem deslanchar. 

Na 15ª edição da Rio Wireless, que acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Rio de Janeiro, a Internet das Coisas será tema de debates com os principais especialistas do tema no Brasil. Governo, indústria e empresas privadas vão discutir como os objetos conectados vão favorecer a massificação da Tecnologia. Conheça a programação completa. Clique aqui.

Site: Convergência Digital
Data: 14/04/2015
Hora: 14h45
Seção: Inovação
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39374&sid=3#.VS5jBtzF_EU