O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu nesta semana representantes da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e de companhias importantes do setor, como Google Brasil, IBM Brasil, Intel e Microsoft Brasil. O objetivo do encontro foi discutir a manutenção da desoneração da folha de pagamento e uma agenda de trabalho conjunto entre as entidades.
As ações em parceria entre as empresas de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) seriam referentes a Lei do Bem e ao fomento bilateral a cinco grandes tendências para o setor: computação em nuvem, big data, internet das coisas, redes sociais e segurança da informação. Com isso, é esperado facilitar a competitividade do Brasil em serviços de TICs com países asiáticos, europeus e latino-americanos.
O presidente executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, defendeu a continuidade das medidas de desoneração da folha de pagamento que eram adotadas pelo setor desde 2011. "Tivemos um faturamento total de R$ 440 bilhões em 2013 – agregando com telecomunicações –, o que representou a quinta posição mundial e 8,8% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional", disse. "Entre 2011 e 2013, o setor cresceu acima de 10% ao ano, chegando à marca de 17% em 2013".
Segundo Gallindo, o setor está unido em torno de mudanças na legislação, por meio de três entidades representativas – Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e a Brasscom. Também tem suporte dos sindicatos das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (Seprosp) e dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (SindPD).
Site: Agência Gestão CT&I
Data: 16/04/2015
Hora: 11h58
Seção: ------
Autor: ------
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7212:empresas-cobram-manutencao-de-desoneracao-para-garantir-competitividade&catid=1:latest-news