2015 tinha tudo para ser um ano assustador em termos de negócio. Instabilidades políticas/sociais e uma economia em desaceleração prevista por especialistas deixaram muita gente preocupada quanto ao cenário que se desenhava. Passados pouco mais de cinco meses e o que se vê, pelo menos no setor de TI, é um clima de otimismo.
Fornecedores de tecnologia indicam perspectivas de bons resultados e um futuro promissor no curto prazo. Pelo menos é o que aponta o levantamento mais recente realizado pela Advance Consulting, que trimestralmente indaga centenas de empresários para medir os ânimos na indústria.
De acordo com o estudo fechado em maio, as empresas brasileiras de TIC esperam crescer acima de 16% frente a 2014. Interessante notar certa euforia dos executivos que responderam a pesquisa, uma vez que eles mesmos apontam que o setor vai avançar apenas 6,5% em comparação ao ano anterior.
Os motivos pelos quais acham que suas companhias crescerão acima da média do mercado é foco em vendas (para 36% dos respondentes), o que inclui expansão de atuação ou de geografia. Segundo a pesquisa, 62% das empresas dizem que colocarão o foco em procurar novos clientes. Além disso, pouco mais da metade (52%) pretende aumentar os investimentos em marketing e vendas ao longo do ano.
Questão de marketing
Segundo a consultoria, as empresas em geral registraram expansão em seus negócios no primeiro trimestre de 2015. Quem traçou um plano de negócios conseguiu crescer em média 13% nos primeiros três meses do ano frente ao mesmo período do ano anterior. Aqueles que não se planejaram, contudo, não chegaram a ficar no vermelho. Sua expansão no período, porém, foi bem mais tímida (da ordem de 2%).
Comparando o primeiro trimestre de 2015 com o de 2014, o crescimento médio no faturamento dos provedores de TI ficou na casa dos 11%. Os fornecedores com a taxa de expansão mais acelerada foram as consultorias de TI (média de 25%) e provedores de soluções em nuvem (20%).
Desempenho por trimestre
Segundo a consultoria, as empresas registraram expansão em seus negócios no primeiro trimestre de 2015. Quem traçou um plano de negócios conseguiu crescer em média 13% nos primeiros três meses do ano frente ao mesmo período do ano anterior. Aqueles que não se planejaram, contudo, não chegaram a ficar no vermelho. Sua expansão no período, porém, foi bem mais tímida (da ordem de 2%).
Comparando o primeiro trimestre de 2015 com o de 2014, o crescimento médio no faturamento das empresas ficou na casa dos 11%. Os fornecedores com a taxa de expansão mais acelerada foram as consultorias de TI (média de 25%) e provedores de soluções em nuvem (20%).
Desaceleração
A IDC indica um movimento desaceleração no mercado brasileiro de TI. Segundo a consultoria, os tempos em que o mercado brasileiro de tecnologia da informação e telecomunicações crescia a taxas de “dois dígitos” ao ano podem ter chegado ao final.
Para esse ano, diz a empresa de análise de mercado, a previsão preliminar é que o segmento movimente US$ 165,6 bilhões no país, verificando uma expansão da ordem de 5%, no comparativo anual.
“O mercado deve tirar o pé do acelerador, mas ainda não significa que vai pisar no freio”, comenta Pietro Delai, gerente de pesquisas e consultoria para o setor corporativo na empresa de análises de mercado, sinalizando que o desempenho dos próximos meses será fortemente influenciado pelo câmbio.
Site: Computerworld
Data: 11/05/2015
Hora: 15h02
Seção: Negócios
Autor: Felipe Dreher
Link: http://computerworld.com.br/brasileiras-de-ti-esperam-crescimento-medio-de-16-em-2015