Expansão da banda larga pretende reduzir desigualdade tecnológica no Brasil

18/05/2015

A Telebras está desenvolvendo projetos estratégicos para expandir a banda larga no País, como o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), atualmente em construção na França, e o Cabo Submarino Brasil-Europa. De acordo com o novo presidente da estatal, Jorge Bittar, o objetivo é ajudar a companhia a cumprir o papel de reduzir a desigualdade tecnológica e democratizar os serviços de comunicações, para assegurar atendimento às redes de governo e aos pequenos provedores nas cidades mais distantes.

"Para ampliar a produtividade do País contando com elementos da educação, da capacitação profissional e da tecnologia da informação, do processo produtivo, a banda larga é algo fundamental e imprescindível", afirmou Bittar, durante seu discurso de posse.

Ainda em seu discurso, o dirigente destacou outros objetivos da Telebrás como corrigir falhas naturais do mercado de telecomunicações, a busca da universalização da banda larga no Brasil, contribuir para incorporação da tecnologia nacional e inovação, e redução dos preços em atacado para disponibilidade de internet.

Presente na posse, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, destacou a desigualdade de acesso à informações e à comunicação online de alta velocidade existentes no País.

"Particularmente nessa etapa da vida do Brasil e do mundo, a comunicação é um insumo fundamental e um elemento estratégico para definir o que será do País para as próximas décadas. Nós ainda estamos um tanto quanto atrasados nesse processo e reconhecemos isso como parte do processo para ficarmos compatíveis com o resto do mundo."

*Com informações do Ministério das Comunicações

Site: Agência Gestão CT&I
Data: 15/05/2015
Hora: 11h45
Seção: ------
Autor: ------
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7353:expansao-da-banda-larga-pretende-reduzir-desigualdade-tecnologica-no-brasil&catid=1:latest-news