Desenvolvedores de Android que desejam que seus aplicativos se destaquem nos motores de buscas do Google ganharam duas novas ferramentas: Search Console e Fetch for Google.
Uma das frentes mira aqueles que participam em iniciativas de App Indexing. Para esse público, a fabricante atualizou o Search Console (novo nome para a Webmaster Tools) com novos relatórios que fornecem uma visualização de como o mecanismo de buscas encara o conteúdo dentro dos apps.
O relatório de search analytics fornece informações detalhadas sobre as principais consultas feitas, principais páginas de apps e tráfego por país. Ele possui um conjunto de filtros compreensíveis, permitindo que os usuários foquem em um tipo específico de consulta ou região determinada. Também é possível dividir por cliques, impressões, proporção de cliques ou posições.
“Use o relatório para comparar o conteúdo do app que você considera importante com o quê de fato aparece nas pesquisas e ganha o maior número de cliques”, escreveram Hillel Maoz, engenheiro chefe da equipe do Console de Pesquisas do Google, e Mariya Moeva, analista de Webmaster Trends, em um post.
Eles acrescentaram: “Se eles corresponderem, você está no caminho certo”. A não correspondência seria um sinal de que os desenvolvedores precisam reestruturar a navegação de seus apps ou facilitar o encontro do conteúdo mais importante.
Um relatório de Crawl Errors ficará responsável por registrar o tipo e o número de erros que o Google detecta ao longo do caminho.
Fetch for Google. Outra novidade é a versão alfa da ferramenta para apps que visa ajudar desenvolvedores a confirmar que a URI do seu app funciona para então verificarem como o Google a renderiza. Pode se provar útil para descobrir descasamentos entre os conteúdos do app e a página da web.
“O Google anunciou recentemente que pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis superaram as consultas em PCs nos Estados Unidos, Japão e outros oito países”, assinalou Greg Sterling, vice-presidente de estratégia da Local Search Association. “Logo, a pesquisa móvel se tornou um conteúdo potencialmente importante e uma ferramenta para os desenvolvedores”, apontou Sterling.
As novas possibilidades analytics são, em mais de uma maneira, iscas feitas para encorajarem desenvolvedores a adotarem links mais profundos e fazerem seus conteúdos dentro dos aplicativos mais indexáveis.
“Em última instância, o Google é quem mais se beneficia”, apontou Sterling. “Conforme as consultas móveis se tornam ferramentas úteis para o descobrimento de conteúdo, mais uso de pesquisas móveis entre donos de smartphones é reforçado. A longo prazo, isso beneficia o Google através de tráfego e demanda crescente por pesquisas móveis”.
Site: Computerworld
Data: 25/05/2015
Hora: 8h
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/google-android-ganha-recurso-para-desenvolvedores-rastrearem-app