TI bimodal exige mudança na relação com fornecedores, reforça Gartner

25/05/2015

O ritmo de inovação tecnológica forçará os CIOs a reverem a postura que lidam com seus fornecedores. Os procedimentos de sourcing tradicionais das empresas não estão à altura do desafio de fornecer agilidade, velocidade e inovação necessários um modelo bimodal de adoção de TI.

O Gartner indicou que os líderes de tecnologia precisarão, cada vez mais, adotar uma abordagem adaptável de relacionamento com seus fornecedores, onde as necessidades distintas dos dois modos de TI sejam reconhecidas.

De acordo com a consultoria, o lado dos projetos padrões precisarão ter ênfase em segurança e exatidão. O segundo modelo é não-sequencial, enfatizando agilidade e velocidade. Ambos são necessários e precisam trabalhar juntos.

“Uma abordagem verdadeiramente bimodal para o gerenciamento de TI exige que o sourcing reflita as diferentes exigências dos dois modelos”, reforça Ruby Jivan, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

O especialista adiciona: “De forma controlada e coerente, esse processo deve entregar soluções baratas e industrializadas que apoiem o primeiro modelo ao mesmo tempo em que atendam as necessidades de mais dinamismo, exploração e agilidade do segundo”.

As novas oportunidades e ameaças da economia digital estão forçando as empresas a focarem em inovações rápidas, flexíveis e colabroativas. CIOs precisam melhorar suas estratégias de sourcing para fornecerem um impulso significativo à agilidade da tecnologia da informação de suas organizações.

Enquanto o sourcing tradicional pode restringir melhorias e inovações, uma postura adaptável com a cadeia de fornecimmento pode trazer benefícios de agilidade maiores do que as abordagens homogêneas tradicionais.

Mas ao aplicar uma abordagem de adaptive sourcing, CIOs podem racionalmente aplicar diferentes regras de governança para serviços de TI em cada camada apesar dos centros comerciais pedindo os serviços – como, por exemplo, TI, o CMO e o CDO.

A consultoria listou três pontos que as empresas devem considerar em sua jornada:

Inovação: Serviços são adquiridos numa base ad hoc para atender as exigências ou oportunidades de negócios emergentes. Eles normalmente implicam um ciclo de vida curto e usam tecnologias externas, departamentais e tecnologias de classificação de consumidor.

Diferenciação: Serviços que permitem a melhoria contínua dos processos e capacidades únicas específicos do setor de uma empresa. Eles têm um ciclo de vida médio (um a três anos) e precisam de reconfiguração frequente para acomodar mudanças nas práticas de negócio e exigências do cliente. Nesta camada, melhoria contínua dos processos e a reconfiguração são os maiores objetivos.

Execução: Serviços estabelecidos que suportam a entrega end-to-end de serviços de TI, como processamento de transações de núcleo e gerenciamento crítico de dados mestre para processos corporativos e de todo o negócio. Normalmente, eles constituem entre 50% e 70% do orçamento de TI e, sendo fundamentais para a viabilidade do negócio, estão sujeitos aos controles mais altos em termos de segurança, conformidade e compatibilidade financeira e técnica. A eficiência do processo é o foco principal da camada. Por incluir o funcionamento e o suporte dos sistemas de registro, inovação e diferenciação (uma vez que os dois últimos entrem em produção), os requisitos de conformidade são bem específicos. Há, contudo, a necessidade de modernização do ambiente de produção para se preparar para as novas tecnologias digitais que formarão a base das camadas de Diferenciação e Inovação.

“Adaptive sourcing afeta as práticas operacionais em muitos níveis, de modo que os CIOs que antecipam seus efeitos têm mais chances de sucesso”, indica Ruby. “O sucesso de um adaptive sourcing reside na agilidade do sourcing e da organização da gestão de vendas em adotar práticas mais fortes de gerenciamento”.

Site: Computerworld
Data: 25/05/2015
Hora: 10h03
Seção: Gestão
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Link: http://computerworld.com.br/ti-bimodal-exige-mudanca-na-relacao-com-fornecedores-reforca-gartner