Brasileiro sabe do risco, mas abre e-mail com anexo de fonte desconhecida

27/05/2015

As ações dos funcionários não condizem com o conhecimento deles em relação às crescentes ameaças cibernéticas no espaço de trabalho. Tanto é assim que, apesar da ampla conscientização das ameaças impostas por sites de conteúdo adulto, funcionários ainda visitam esses links potencialmente perigosos, revela estudo da Blue Coat, conduzido pela companhia independente de pesquisas, Vanson Bourne, com 1500 patticipantes, em 11 países, entre eles, o Brasil, e divulgado nesta terça-feira, 26/05.

O levantamento da Blue Coat constatou que a China apresenta o maior índice de visitação de sites de conteúdo adulto, em dispositivos ou computadores do trabalho, com 19%. O México (10%) e o Reino Unido (9%) não ficaram muito atrás. A maioria dos participantes do levantamento admitiu entender as ameaças cibernéticas mais óbvias ao fazer download de anexos em e-mails de um remetente desconhecido, ao utilizar mídias sociais e aplicativos não permitidos na rede corporativa. 

Mas mesmo cientes, não deixam de agir como sempre. No Brasil, por exemplo, 76% dos entrevistados disseram saber do risco ao abrir um anexo em um e-mail de fonte desconhecida. E mais: 26% admitem utilizar aplicações inseguras sem autorização da área de TI, mesmo conhecendo o risco. O estudo também mostra que dois em cada cinco empregados (41%) utilizam sites de mídias sociais para razões pessoais no trabalho  medida considerada por gestores de Segurança de alto risco para o tráfego de dados corporativos.

“Mesmo com a maioria dos funcionários cientes dos riscos em segurança cibernética, em prática, ainda assumem riscos”, avalia o Dr. Hugh Thompson, CTO da Blue Coat. “Essa consumerização das mídias sociais e de TI carregam uma benção mista para as empresas. Não é mais realista tentar prevenir os funcionários de utilizá-las, portanto, as empresas precisam encontrar meios para suportar essas escolhas de tecnologia enquanto, simultaneamente, mitigam os riscos à segurança”, completa o especialista

Site: Convergência Digital
Data: 26/05/2015
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