Sua empresa precisa ter uma rotina semanal. E essa rotina começa com o gestor dizendo: precisamos planejar nossa semana! A segunda- feira é o dia perfeito para ouvir os problemas da equipe, discutir as novas demandas e traçar metas para a semana, o mês ou o trimestre.
O planejamento da empresa ajuda a evitar a ciranda da desorganização e é um dos papeis mais importantes desenvolvidos pelo gestor do negócio. Isso porque quando temos posse de informações exatas de controladoria, podemos obter relatórios gerenciais excelentes que servirão de base para a tomada decisão. É muito importante estar a par dessas informações para que se tenha uma visibilidade da direção que a empresa está seguindo. Mesmo diante de turbulências, o bom líder sabe para onde a equipe está indo e aonde quer chegar!
Com uma rotina de reuniões semanais e diante da análise de relatórios bem elaborados, o gestor pode obter dados importantes para suprir dúvidas, descentralizando as tomadas de decisões aos responsáveis de cada setor.
Com informações claras e eficazes em mãos, é possível saber onde estão as deficiências futuras que enfrentaremos, sejam elas a respeito do produto/serviço que oferecemos ou da realidade financeira da empresa. Só assim podemos concentrar esforços, acertar as decisões, ouvir a equipe e unir esforços em torno de uma solução. Lembre-se: a solução dos problemas da sua empresa está nas mãos da equipe e nunca fora dela.
O gestor que conhece sua empresa e tem o feeling de seu negócio jamais padece com crises. Ele “ouve” o silêncio da empresa, está atento aos detalhes e sabe o momento certo de agir.
Muitos gestores que estão à frente de empresas em crise pensam que o dinheiro é a solução para salvar o negócio. Mas nem sempre isso é verdade. A crise muitas vezes é cultural. Por isso, é preciso mexer na cultura organizacional, acrescentando planejamento, transparência de informações e pequenas ações diárias que podem fazer a diferença.
É muito importante também incentivar a equipe a interpretar as informações dos relatórios gerenciais. Cada ação acertada de sua equipe merece um elogio, capaz de trazer motivação, integração e reconhecimento aos envolvidos.
Um líder de sucesso aparece nos momentos de crise. Um gestor competente prova sua eficiência diante da dificuldade. E o sucesso do seu negócio depende diretamente de planejamento, organização e da motivação da sua equipe.
Lauri Loures - Administrador, formado em Coaching e Mentoring e diretor da WVille Consultoria Empresarial.
Site: Portal dos Administradores
Data: 03/06/2015
Hora: 9h06
Seção: Negócios
Autor: Lauri Loures
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/em-tempos-de-crise-planejamento-e-fundamental/101785/