A Ambev ampliou neste ano os investimentos na área de tecnologia da informação (TI) e inovação, como parte dos planos para melhorar sua produtividade e reduzir custos com operações de vendas e logística.
O aumento de gastos em TI faz parte do plano da companhia de fechar o ano com o investimento total de R$ 3,1 bilhões (valor aplicado em 2014), ou abaixo disso.
Ricardo Rittes, vice-presidente de tecnologia da informação da Ambev, não divulga o valor exato do investimento em TI, diz apenas que o valor é recorde. O maior investimento anual da Ambev na área havia sido de R$ 80 milhões, feito em 2012 e em 2013, quando a companhia realizou uma grande aquisição de softwares e equipamentos e implantou um novo sistema de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês) da alemã SAP.
Geralmente os aportes anuais da Ambev na área de TI variam entre R$ 40 milhões e R$ 45 milhões. Esse valor não inclui os gastos com manutenção das operações de tecnologia da informação e comunicações.
"O trabalho neste ano tem dois grandes focos, o aumento da produtividade e a melhoria dos serviços nas áreas de vendas e logística. A tecnologia pode ajudar os vendedores a serem mais produtivos", disse Rittes.
Para isso, a Ambev buscou implantar versões de tecnologias que já estão disponíveis para consumidores. Um exemplo foi o desenvolvimento de um conjunto de serviços digitais para os vendedores, nomeado Parceiro Ambev. Baseado no Google Now, ferramenta do Google, esse serviço presta um auxílio online para o vendedor, com a recomendação de rotas para chegar mais rápido a bares e restaurantes e informações sobre as vendas de estabelecimentos próximos ao bar visitado, para sugerir mudanças no mix de encomendas.
"Apenas o desenvolvimento do aplicativo de rotas gerou uma economia de tempo de 47 minutos por dia para o vendedor. Com esse ganho ele pode fazer mais visitas no dia ou melhorar o atendimento em alguns estabelecimentos", afirmou Rittes.
Para a equipe interna da Ambev, a tecnologia permite acompanhar o dia dos vendedores, comparar os índices de vendas de cada um e saber, por exemplo, se o vendedor dedica algum tempo à consultoria ao dono do bar, ou se passa todo o tempo no local apenas cadastrando os pedidos.
A cervejaria também desenvolveu para os proprietários de bares e restaurantes um conjunto de serviços digitais, o Pedido Fácil, que permite fazer encomendas pela internet, acompanhar a localização do caminhão de entrega, confirmar se o vendedor está próximo ou se teve algum imprevisto.
Por essa tecnologia, os donos dos estabelecimentos podem fazer seus pedidos mesmo sem a presença física do vendedor. E podem ainda adquirir materiais para o bar, como cadeiras e mesas. "Parece uma coisa simples, mas observamos que havia uma dificuldade de parte dos estabelecimentos para conferir os pedidos. Com a aplicação em mãos a conferência é mais eficaz", disse Rittes.
Em julho, a equipe de tecnologia da Ambev vai integrar os dois conjuntos de serviços digitais. A companhia considera que essa junção de dados e serviços poderá trazer mais ganhos de produtividade para as áreas de vendas e logística. "A partir de julho os donos de bares também vão poder comprar cervejas premium pelo Pedido Fácil", disse Sergio Vezza, diretor de TI da Ambev. Atualmente, a compra pela internet ou pelo aplicativo é válida apenas para marcas de cerveja mais populares.
Ainda como parte dos esforços da companhia para inovar, a Ambev começa nas próximas semanas a implantar Beacons nos 600 mil refrigeradores que mantém em bares e restaurantes. O Beacon é um dispositivo sem fio desenvolvido pelo PayPal. Depois de instalado na loja, o aparelho conecta-se ao celular de consumidores que entram no estabelecimento, desde que sejam fãs das marcas da Ambev no Facebook e tenham autorizado o acesso a seus dados. Com essa tecnologia, o consumidor pode ser identificado automaticamente quando entra no estabelecimento e pode ter acesso a promoções especiais e outros benefícios.
"Neste momento, a companhia desenvolve um CRM [conjunto de softwares que ajudam na gestão de relacionamento com clientes] para conhecer melhor consumidores e oferecer experiências melhoradas", disse Vezza.
No longo prazo, essa tecnologia também poderá ser conectada aos chips de controle dos refrigeradores, permitindo aos vendedores saber se a refrigeração das bebidas está correta, o número de vezes que a porta é aberta, qual o consumo de energia, entre outras informações.
Essas tecnologias, informou a Ambev, foram desenvolvidas internamente por uma equipe de TI formada por aproximadamente 40 pessoas.
A companhia também contratou desenvolvedores de aplicativos para auxiliar no desenvolvimento dessas ferramentas digitais. "A contratação de empresas menores para projetos menores permitem desenvolver as ferramentas mais rapidamente do que fechar contratos muito abrangentes com multinacionais", disse Rittes
Site: Valor Econômico
Data: 11/06/2015
Hora: 5h
Seção: Alimentos e Bebidas
Autor: Cibelle Bouças
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4089070/ambev-aumenta-investimentos-em-ti