Projetos ajudam PMEs a vender mais no exterior

17/06/2015

Para atenuar os efeitos da crise financeira, pequenas e médias empresas recorrem cada vez mais a programas de apoio à exportação, desenvolvidos por diversas associações em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex­-Brasil).

No ano passado, a parceria beneficiou diretamente 14 setores da economia brasileira, que viram suas vendas externas evoluir de US$ 650 milhões em 2013 para R$ 720 milhões em 2014.

Christiano Braga, gerente de exportação da Apex­-Brasil, destaca dois projetos elaborados pela agência que beneficiaram diretamente dois setores da economia: o mercado de arquitetura, tradicional, com forte presença no exterior, muito pela força de seus dois maiores expoentes, Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, e o setor de videogames, em plena ebulição e com grande potencial de crescimento.

Na arquitetura, porém, Braga afirma que o reconhecimento internacional ainda não se reflete na presença comercial no mundo. Para melhorar esse cenário, a Apex, em parceria com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), criou o Projeto Built by Brazil, em que tem como principal mercado-­alvo a Colômbia. "O projeto Built by Brazil já realizou rodadas de negócios com compradores colombianos, o chamado Arqinvest, e levaremos um Projeto Vendedor para o país, no qual pretendemos estimular que escritórios brasileiros firmem parcerias de projetos com empresas locais".

Para Eduardo Sampaio Nardelli, presidente da Asbea, a expectativa de negócios externos, por meio de projetos desenvolvidos a partir da parceria com a Apex deve movimentar em torno de US$ 100 milhões nos próximos dois anos.

Já o Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers (BGD), desenvolvido em parceria com a Abragames, capacita profissionais e cria novas oportunidades de negócios no mercado internacional. Apenas as empresas apoiadas no projeto, quase cinquenta, alcançaram, segundo Braga, um volume de exportações de quase US$ 3 milhões em 2014.

Em março deste ano, 20 empresas de games participaram da Games Developers Conference (GDC), em San Francisco. Foram fechados US$ 1,1 milhão em negócios, com perspectiva de gerar mais US$ 25 milhões em 12 meses. Um dos destaques foi a empresa paraibana Prosperity Games, com o seu jogo Full Metal Wars, que atraiu o interesse de investidores internacionais. "Fizemos mais de cinquenta reuniões, mais da metade produtivas", diz José Antonio Leal de Farias, diretor da Prosperity Games.

Eliana Russi, gerente executiva da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Games (Abragames), também está otimista. Ela explica que as exportações representam 70% do faturamento das empresas de games, número que deve aumentar ainda mais no segundo semestre.

Site: Valor Econômico
Data: 17/06/2015
Hora: 5h
Seção: Empresas
Autor: Tom Cardoso
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4096788/projetos-ajudam-pmes-vender-mais-no-exterior