Ao comprar eletrônicos, mulheres preferem modernidade e homens prezam por desempenho

19/06/2015

RIO — Se engana quem pensa que mulheres tendem a levar mais em conta a beleza de um produto tecnológico do que a sua modernidade na hora de comprar um novo smartphone, computador ou tablet — para elas, design é tão importante quanto inovação e facilidade de uso. Já os homens tendem a preferir novas categorias de produtos, e a gastar mais por eles. É o que indica uma pesquisa realizada pela consultoria Ipsos, a pedido da Intel, sobre os hábitos de consumo de ambos os sexos.

Realizado entre janeiro e fevereiro deste ano, com entrevistas on-line com mais de mil consumidores de tecnologia, o levantamento mostrou que as mulheres costumam se pautar por praticidade e facilidade de uso quando escolhem um dispositivo novo, sem esquecer, claro, da inovação. Das entrevistadas, 45% disseram se manter atualizadas das mais recentes tecnologias na hora de comprar um computador All in One (nos homens, esse percentual é de 39%); 43% quando escolhem um dispositivo 2 em 1 (contra 35% deles); e 39% no momento de adquirir um ultrabook (empate técnico com 40% deles).

Já os homens indicaram dar preferência por desempenho, e apresentam uma maior inclinação à nova tendência de dispositivos vestíveis — 32% disseram se interessar por smartwatches (contra 25% das mulheres), e 27% por smartbands (contra 21% delas). E eles também costumam ver menos problema em gastar mais dinheiro em eletrônicos: de acordo com o levantamento, os homens costumam investir até 23% a mais do que as mulheres na compra de um novo tablet, e até 20% a mais em um novo smartphone.

Gerente de marketing de produto da Intel no Brasil, Alan Markham diz ter se surpreendido com o resultado do levantamento.

— A questão da diferença de prioridade entre performance e design foi uma surpresa. A percepção inicial era que as mulheres valorizassem mais a estética do que a potência dos produtos, e não o contrário. Os dados são interessantes porque indicam que as mulheres já têm um conhecimento aprofundado sobre tecnologia tão grande quando os homens. E elas também são cada vez mais parte do processo de desenvolvimento de produtos, tendo as suas necessidades e preferências influenciando a criação dos dispositivos — afirma Markham.


Site: O Globo
Data: 11h04
Hora: 17/06/2015
Seção: Sociedade
Autor: ------
Link: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/ao-comprar-eletronicos-mulheres-preferem-modernidade-homens-prezam-por-desempenho-16467771