O sucesso do DevOps no mundo digital

26/06/2015

Estamos vivendo em um mundo digital. Com certeza você já deve ter percebido isso, seja em maior ou menor intensidade. Com as redes sociais, as pessoas entraram de vez para esse mundo, seja para se divertir, conhecer outras pessoas, aprender, fazer negócios. Pense um instante, hoje, o que você não pode fazer por meio de seu smartphone ou diante de seu laptop? Qualquer que seja a sua resposta para essa pergunta, saiba que, isso já está sendo feito ou projetado por alguma empresa e se não, aproveite a chance de ser o próximo bilionário da Forbes. Você por certo já escutou sobre a internet de todas as coisas (internet of everything), isso é a materialização do mundo digital, e a indicação de que esse é o futuro, mas como o meu negócio pode ter sucesso nesse mundo tão dinâmico e exigente?

Empresas como Google, Facebook, Netflix, sempre vem a nossa mente quando falamos em digital, isso porque elas estão constantemente em nossas telas, nos fazendo entrar nesse mundo. Essas empresas têm estabelecido em nós critérios elevados, ficamos mais exigentes com outros sistemas que usamos no dia-a-dia, e isso nos faz ter opiniões e tomar decisões com base nesses altos patamares de exigência. Como eles conseguem isso? Pesquisadores tem analisado essas empresas nos últimos anos, suas ações, seus processos internos, seus departamentos de tecnologia, a integração entre eles e as áreas de negócios, todas essas descobertas estão sendo registradas sob o nome de DevOps.

Diferentemente do que muitos têm dito, DevOps não é um produto, um cargo ou até mesmo uma metodologia que agrega qualidade e agilidade ao ambiente de TI, é algo que vai além disso, algo mais intrínseco, ele toca no âmbito cultural da organização, é uma quebra de paradigma para muitos setores que não estão atendendo ao negócios adequadamente. Não é possível atender as expectativas do mundo digital sem ter uma equipe alinhada e com objetivos únicos, e é exatamente aqui que podemos conceituar DevOps como, todo e qualquer esforço corporativo para alinhar os objetivos de desenvolvedores e operadores aos objetivos do negócio.

O sonho de todo desenvolvedor é transformar uma ideia em realidade, ou seja, criar, mudar, transformar, tudo isso da forma mais rápida possível. Já aqueles que operam os ambientes de TI têm seu clímax profissional na garantia do funcionamento ininterrupto dos serviços prestados ao mundo digital. E você percebe um conflito de interesses aqui? Um quer mudança, o outro quer estabilidade. Esses são objetivos que têm burocratizado e até mesmo paralisado os departamentos de TI das empresas. Como lidar com esse impasse para o sucesso de sua empresa no mundo digital?

É nessa hora que a liderança efetiva precisa fazer seu papel e colocar em prática algo que é muito bem explicado na frase do filósofo russo Lev Vygotsky, que diz “através dos outros que nos tornamos nós mesmos”. Fazer com que as áreas de TI cooperem entre si e em conjunto para o negócio não é algo que acontecerá com a aquisição de softwares de automação ou com a criação de departamentos dedicados à qualidade de aplicações. Deve ser iniciativa de todos, CEOs, CIOs, diretores de Operações e de Desenvolvimento, de forma que todos se responsabilizem pelos resultados apresentados, para que assim todos possam compartilhar juntos do sucesso obtido.

Podemos dividir as ações do DevOps em duas grandes vertentes contínuas: colaboração e automação. A colaboração sempre precisa vir primeiro, pois é o que inicia o processo de derrubada do muro, que separa as áreas hoje. Quando essa colaboração passa a funcionar, precisamos otimizá-la ao máximo e é nesse momento que começamos as ações da automação. Nessa etapa, temos várias ferramentas e softwares que podem auxiliar muito nesse processo, mas como quebrar o gelo da colaboração?

Há muitos casos em que determinadas ações foram bem-sucedidas em estabelecer uma colaboração real entre as áreas de Desenvolvimento e Operações, como por exemplo, a definição de um processo de automação de testes ou a adoção de uma metodologia de gestão do ciclo de vida de aplicações, com a entrega contínua e implementação ágil. No entanto, mesmo que algumas empresas tenham unido as áreas de Desenvolvimento e Operações, muitas delas deixaram de lado a de Negócios. E é preciso unir todas essa áreas para que o sucesso no mundo virtual seja contínuo.

 

Mesmo nesses casos de colaboração entre as áreas de tecnologia, ainda vemos com frequência situações de war-rooms e crises de baixa performance ou indisponibilidade. Em momentos de crise, todos passam a estar juntos na mesma sala para resolver o problema - áreas de Negócios, Operações, Desenvolvimento, Segurança, Testes. Mas é possível criar ações e sistemas preventivos para evitar esses momentos.

A história da humanidade nos mostra que é exatamente nos momentos de crise ou de tragédia que nascem as nações mais patriotas e unidas. Na minha experiência tenho comprovado que isso também ocorre nas empresas, uma atuação ágil e eficiente, em um momento de crise, pode ser a melhor ação para estabelecer um processo de colaboração definitiva entre Desenvolvimento, Operações e Negócios. Essa é uma forma ideal de criar a colaboração focada nos resultados do negócio, mas apontando po que precisa ser ajustado para o bem da empresa.

"CEOs, CIOs e toda a TI precisam capitalizar fortemente, em promover uma colaboração construtiva nos momentos críticos. Para isso é importante que esses momentos sejam conduzidos de forma clara, sem melindres e de preferência com o menor esforço e atrito possível dos envolvidos no processo de busca da causa raiz do problema. Quanto mais rápido e preciso, melhor. Essas atitudes vão gerar, de forma unânime, uma busca pela melhoria no processo de visualização das transações de negócios, processo este em que se levantaram questões pertinentes sobre TI em relação aos negócios. Esses questionamentos são o pontapé inicial para que as empresas percebam a importância de criar iniciativas para a melhoria geral dos negócios. Essa é a porta de entrada para uma colaboração mais efetiva, uma automatização ágil e por fim, ao sucesso no mundo digital. Isso é o DevOps."

Rene A. Santos é o Diretor de Serviços da Dynatrace para a América Latina.

Site: Computerworld
Data: 26/06/2015
Hora: 8h45
Seção: Gestão
Autor: Rene A. Santos
Link: http://computerworld.com.br/o-sucesso-do-devops-no-mundo-digital