Existem regras para alavancar um projeto inovador? Um estudo patrocinado pela AT&T aponta que sim, que a inovação acontece quando as empresas adotam uma ou mais das seis características de modelos de negócios específicos.
O levantamento indagou as interações entre tecnologia e demanda de mercado que levaram a propostas inovadoras dentro das companhias com o objetivo de identificar possíveis características em comum do sucesso.
Pesquisadores da escola de negócios da Universidade de Cambridge abordaram executivos de diversos setores e encontrara padrões comuns entre as empresas que inovaram através do uso da tecnologia. O estudo lista as seis características:
1. Produtos e serviços sob medida que atendem às necessidades individuais de cada cliente, como download de aplicativos personalizados para aparelhos celulares.
2. Sustentabilidade, que leva as empresas a reduzir seus resíduos e descartes e otimizar os custos de seus recursos.
3. Ativos de produção compartilhados, como negócios em redes peer-to-peer.
4. Pagamento apenas pelo serviço efetivamente utilizado, como empresas de viagens de carro compartilhadas.
5. Monitoramento eficaz de cadeias de suprimentos, como empresas que utilizam sistemas portáteis de monitoramento para otimizar o acompanhamento de suas operações.
6. Utilização de dados para ajustar-se às necessidades do cliente, como empresas de vestuário capazes de produzir novos designs para acompanhar as rápidas tendências do mundo da moda.
A pesquisa ouviu executivos seniores de empresas líderes internacionais. Foram incluídos profissionais dos setores de petróleo e gás, serviços bancários e financeiros, transporte e logística, educação e cuidados com a saúde.
O estudo aponta algumas das tendências que vão impulsionar o crescimento em cada setor. Por exemplo, a tecnologia móvel e os dados analíticos vão transformar a experiência do usuário oferecida hoje pelo setor varejista.
Site: Computerworld
Data: 25/06/2015
Hora: 16h45
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/pesquisadores-encontram-padroes-necessarios-para-impulsionar-inovacao-em-ti