Atraia jovens talentos com tecnologias digitais

03/07/2015

O uso da tecnologia pela Geração Y está mudando a maneira como as empresas se posicionam para atrair jovens talentos. Apesar disso, a maior parte dos líderes de marketing e recursos humanos não possuem estratégias alinhadas às preferências dos recém-formados, indicou o estudo do CMO Council and Executive Networks.

A nova geração “desafia as companhias a definirem o que seus nomes representam”, avaliou Donovan Neale-May, diretor executivo da entidade. “Há uma oportunidade inexplorada para essa geração altamente conectada e interessada em registrar momentos em torno de suas conquistas”, adicionou.

Dos 230 líderes entrevistados, 74% acham que o branding é essencial ou muito importante para o recrutamento e satisfação do consumidor, mas somente 62% sinalizaram culturas corporativas bem definidas. Mesmo assim, 61% implementaram “plataformas de marca formais” para posicionar suas organizações e outros 21% têm essas plataformas “mais ou menos” definidas.

Apesar desses números, os consultados ainda se apoiam nos métodos tradicionais de branding, como comunicação interna (51%), reuniões entre funcionários (48%) e treinamento e desenvolvimento (39%). A lista inclui algumas iniciativas que usam tecnologias digitais, como redes sociais (12%), mensagens instantâneas (10%) e aprendizado online (8%).

“A geração Y cresceu com uma riqueza de conteúdo, interações em tempo real e dispositivos móveis”, explicou Neale-May. “Se você deseja se conectar a ela e engajá-la, deve se atualizar a respeito das tecnologias e plataformas disponíveis”.

Mudanças na cultura corporativa

Segundo o relatório, os esforços de branding conduzidos pelos líderes corporativos para incorporar as preferências dos Millennials são mal planejados. Os profissionais consultados citaram mudanças no código de vestuário (33%), na responsabilidade social corporativa (32%) e nos ambientes e unidades de trabalho (31%) como as principais medidas tomadas. De novo, abordagens mais tecnológicas, como interações via dispositivos móveis (23%) e conteúdo digital (9%), não foram tão populares.

“Sob um ponto de vista gerencial, você possui uma força de trabalho que deseja compartilhar conteúdo e que, em troca, permite a privatização, captura e liberação de informações em redes sociais com os mecanismos adequados. São mecanismos poderosos para compreender o que a sua organização representa”, pontuou Neale-May.

Líderes de marketing e RH sabem que precisam trabalhar para aprimorar o branding do ambiente corporativo e estão interessados no uso da tecnologia. Cerca de 52% citaram uso massivo ou crescente de redes sociais ou mensagens instantâneas para engajamento ou recrutamento de funcionários. Só 29% responderam um uso baixo ou inexistente dessas funcionalidades.

Além de abraçar a tecnologia, Neale-May acrescentou que esses profissionais devem trabalhar em conjunto e pedir direcionamentos aos CEOs na hora de desenvolver culturas corporativas mais fortes. “Possuir uma visão institucionalizada da empresa e assegurar que todos a compartilham começa com o CEO”, concluiu.

Site: Computerworld
Data: 03/07/2015
Hora: 8h30 
Seção: Carreira
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