Só 11,8% das empresas de TI brasileiras têm certificação de qualidade

17/07/2015

Apenas uma parcela pequena das empresas de tecnologia da informação brasileiras busca certificações de qualidade sobre produtos, serviços e processos. De acordo com um novo censo promovido pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) em 2014 apenas 11,8% das empresas receberam certificados específicos de tecnologia.

Além do percentual baixo, ele é inferior ao registrado no censo anterior – em 2013, a Assespro identificou que 15,3% das empresas de TI tinham algum tipo de reconhecimento de qualidade. A comparação fica ainda pior quando são postas ao lado as empresas de outros países da América Latina: nesse caso, o índice de empresas com certificados sobe para 40,3%. 

Entre as empresas brasileiras, a certificação mais comum é da série ISO 900x, que envolve padrões técnicos de gestão da qualidade – 3,9% das firmas a possui. Em seguida aparece o MPS.br – de Melhoria de Processos do Software Brasileiro, exatamente uma certificação compatível mas com custos reduzidos em comparação a certificados internacionais. São 3,2% das empresas com MPS.br.

Além desses certificados, 3% das empresas de TI nacionais contam com a certificação CMMi (de Capability Maturity Model Integration) nos níveis 2 e 3. Essa certificação avalia melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos, com ênfase em engenharia de sistemas e em engenharia de software.

“A falta de certificação dificulta que as empresas brasileiras consigam novos parceiros e investidores. É preciso estimular a busca pela excelência em todos os processos para mudar esse status. Só assim será possível oferecer sempre o melhor ao consumidor”, avalia o presidente eleito da Assespro Nacional, Jeovani Salomão.

Site: Convergência Digital
Data: 17/07/2015
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Seção: Inovação
Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40118&sid=3