Além de gerar muitas emoções, a palavra conflito pode provocar um certo desconforto, devido ao significado que possivelmente algumas pessoas atribuem à situação.
Entretanto, estar em uma situação conflitante é diferente de desentendimento, ou falta de alinhamento. Mas vai um alerta quando isso ocorre, porque significa que os interesses são distintos e velados, o que é muito nocivo para os relacionamentos.
Então, verdadeiramente, estar diante de uma “confusão” é uma oportunidade quando há objetivos em comum e alinhamento de valores.
O primeiro ponto importante para lidar com o desafio é a capacidade de compreender que essa pode ser uma etapa importante para uma aliança, cada vez mais sólida e transparente ou uma nova parceria, depois de ter liberdade para olhar, ouvir e sentir o conflito como uma abertura para conhecer melhor a outra parte envolvida.
Esse exercício colabora para que os membros de uma equipe exercitem a habilidade do respeito, essencial para o sucesso da implantação da PNL Corporativa, gestão de um conflito ou treinando lideranças.
Abrir-se, para aceitar um ponto de vista diferente do nosso, faz um profissional ter amplitude em sua visão e assim construir alternativas.
Para desenvolver com equilíbrio essa habilidade, a melhor forma é se desprender da visão binária de certo ou errado, e construir uma realidade em que sempre podemos pensar na melhor saída para um objetivo, diferente do que se fechar, e classificar algo como “isso é correto ou injusto” para o objetivo.
O respeito sempre solidifica as bases para gestão de um conflito. A prática nos mostra que muitas vezes, o fator que impulsionou o conflito, foi exatamente a ausência de respeito com a diversidade e opiniões, mesmo com pessoas engajadas em uma meta em comum.
Esse é outro fator determinante e talvez o que merece mais atenção. Infelizmente, por acreditar na “tal da obviedade”, esse cuidado é desconsiderado.
Definir objetivo em comum requer muita conversa e especificação, para realmente identificar quem tem sinergia com o que foi proposto. É preciso que isso fique transparente no processo de um trabalho em equipe, um projeto ou em um relacionamento pessoal. Todos esses aspectos são estratégicos, o que a PNL Corporativa considera de alta relevância e impacto.
Interações pouco esclarecedoras podem gerar uma série de conflitos. Muitas vezes, o fato de realinhar um objetivo transforma o que estava sendo considerado um conflito, em uma experiência que servirá para fortalecer as relações.
Ter maturidade para lidar com o conflito é um item que faz a diferença. Esse quesito está vinculado ao preparo emocional, e que não está ligado à idade. Podemos ter profissionais jovens com alta capacidade para lidar com o conflito.
Esse ponto também vem tornando a gestão de conflitos com PNL Corporativa algo mais simples. Separar o indivíduo do seu comportamento ou opinião é um convite para aumentar a percepção de tudo o que acontece ao redor. Afinal, somos muito mais do que pensamos e temos mais possibilidades do que expressamos.
Um profissional que enxerga além do seu ponto de vista, consegue interagir valorizando as pessoas. Identificamos esse fator, quando estudamos a gestão de conflitos, como um mecanismo que permite manter os objetivos alinhados, e de forma sustentável.
Um conflito envolve pessoas e opiniões. Entender também se os envolvidos estão abertos para o alcance do objetivo é uma observação que merece método e carinho.
Espero que você possa experimentar algumas informações simples para gestão do próximo conflito, e assim alcançar resultados satisfatórios!
Lembre-se de que o cérebro solicita treino para realizar novos caminhos.
(*) Márcia Dolores Resende é diretora e coordenadora de desenvolvimento do Instituto de Thalentos, criadora do método engenharia da Felicidade, com atuação há mais de 29 anos em desenvolvimento humano, corporativo e educacional
Site: CIO
Data: 23/07/2015
Hora: 7h37
Seção: Gestão
Autor: Márcia Dolores Resende
Link: http://cio.com.br/gestao/2015/07/23/pnl-corporativa-e-a-gestao-de-conflitos/