A Keen Software House, empresa de desenvolvimento de games localizada na República Checa, quer inovar a experiência dos jogares com a inserção da inteligência artificial nos jogos. A empresa quer desenvolver games em que os personagens consigam aprender com o decorrer da história, criando experiências únicas.
A maioria dos games já produzidos são controlados por algoritmos que produzem padrões de comportamentos para personagens, sem a capacidade de aprender ou se adaptar o ambiente. É exatamente nesse ponto que a Keen quer atuar, fornecendo uma plataforma que permita ao personagem e ao jogador aprender dentro do game, respondendo a estímulos básicos ou a situações mais complexas.
Marek Rosa, CEO da Keen, investiu US$ 10 milhões de seu próprio dinheiro em uma nova iniciativa para produzir inteligência artificial para games. Um software de código aberto chamado ‘Brain Simulator’ pode ser usado para treinar redes neurais artificiais para que os personagens aprendam aos estímulos de um ambiente de jogo.
Os pesquisadores garantiram que o software pode ser aplicado em jogos bidimensionais, como, por exemplo, em um jogo de labirinto virtual em que a partir de ações aleatórias o personagem vai observar que muda de ambiente, criando assim uma aprendizagem.
Romam Yampolskiy, professor assistente da Universidade de Louisville, disse que há tempos os jogos são usados para testar softwares de inteligência artificial. Ele considera que a aplicação dessa tecnologia nos jogos é válida para o campo, mas alega que ela pode ser difícil.
Via MIT
Site: Olhar Digital
Data: 17/08/2015
Hora: 9h38
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