A maioria das empresas não tem uma visão estratégica clara o suficiente para que toda a organização a entenda, e isso significa que as ações internas não estão alinhadas a ela. Então, como definir uma estratégia clara?
Muitas companhias simplesmente não têm um plano estruturado, ou possuem uma estratégia confusa que permite diferentes interpretações, que é muito abstrata, que está descrita em um documento muito extenso ou que se confunde com um plano tático. E a eficiência dessa visão como forma de engajar e alinhar toda a força de trabalho com a estratégia da empresa é muito baixa.
E como definir uma visão estratégica simples, clara e de fácil entendimento?
Frank Cespedes, da Harvard University, citou durante participação no Fórum HSM de Negociação e Gestão de Vendas Estratégica 2015 os três principais aspectos que uma estratégia deve definir, de forma clara e sucinta. São elas:
Objetivos
Descreva quais os principais objetivos, qualitativos e quantitativos, da empresa. Podem ser relacionados a lucratividade, retorno de capital investido, tamanho, marketshare ou qualquer outro indicador. Mas tome cuidado: defina objetivos apenas para os indicadores mais importantes ou, se definir muitos indicadores, deixe claro a hierarquia de importância entre eles.
Escopo
Vantagens Competitivas
Responder a esses três aspectos significa definir as ESCOLHAS e NÃO ESCOLHAS da sua empresa, deixar claro o seu posicionamento de mercado e fornecer um direcionamento para todo o planejamento interno.
Agradecimentos à organização da HSM Educação Executiva pelo convite para acompanhar o evento Fórum HSM de Negociação e Gestão Estratégica de Vendas, que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo.
Site: Canaltech
Data: 19/09/2015
Hora: 14h15
Seção: Mercado
Autor: Fernando D’angelo
Link: http://corporate.canaltech.com.br/coluna/mercado/3-dicas-para-definir-a-visao-estrategica-da-sua-empresa/