Game para inclusão social vence edição brasileira do Falling Walls Lab

25/09/2015

O professor universitário André Luiz Brandão levou o primeiro lugar da edição brasileira doFalling Walls Lab 2015, realizada em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Brandão criou um jogo baseado em sensores de movimentos - os mesmos que são utilizados em videogames como o Kinect, do Xbox – que visa a inclusão digital de pessoas com necessidades especiais.

Lançado em 2010, a primeira versão do Jecripe (Jogos de Estímulos Criados para Pessoas Especiais) tinha como foco crianças com síndrome de Down em idade escolar. O objetivo dele era estimular habilidades cognitivas de crianças como: imitação, percepção, motricidade fina. Hoje o escopo do Jecripe é maior, pois também deve auxiliar adultos. Até então, foram feitos mais de 15 mil downloads, não só em português, mas também das versões do aplicativo em inglês, alemão, espanhol e até turco.

Recentemente, Brandão lançou com recursos da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, o Jecripe 2. Atualmente o professor trabalha no ParaJecripe, projeto digital que simula as modalidades esportivas dos Jogos Paraolímpicos e recebe apoio da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do ABC.

O ParaJecripe é um jogo para o público em geral obter mais informações sobre pessoas com deficiência física e, para tal, os esportes paraolímpicos serão os meios para que o objetivo seja atingido. Além disso, Brandão trabalha com pesquisas em um jogo que permitirá que cadeirantes também possam jogar pelo aplicativo.

Brandão agora participa da final global do Falling Walls Lab, que será realizada em Berlim nos dias 8 e 9 de novembro. Na ocasião, cerca de 600 convidados poderão conferir as apresentações de jovens sobre ideias inovadoras que impactem e beneficiem a sociedade, de forma geral.


Site: IDG Now!
Data: 23/09/2015
Hora: 17h52
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.com.br/internet/2015/09/23/game-para-inclusao-social-vence-edicao-brasileira-do-falling-walls-lab/