Apesar do ambiente econômico marcado por incertezas e desafios, as empresas continuam acreditando que a tecnologia pode ser a válvula de escape para continuar crescendo. De acordo com pesquisa realizada pela Freeform Dynamics em parceria com a CA Technologies, 71% dos alto executivos brasileiros sinalizaram que dedicarão ao menos 20% de seu investimento voltado para TI às iniciativas de transformação digital. De acordo com o levantamento, a porcentagem de executivos que fazem investimento similar hoje é pouco superior a 40%.
“Os dispositivos móveis fazem parte da vida do brasileiro e os empresários já perceberam que investir mais pode significar a sobrevivência na companhia do futuro. Isso porque cada 1% a mais gasto por uma empresa com este tipo de tecnologia se transforma, em dois anos, em crescimento de 7% no lucro da organização”, comenta Laércio Albuquerque, presidente da da provedora para a América Latina.
Com esse maior investimento em iniciativas de Transformação Digital, a principal expectativa do empresário brasileiro é abrir novos mercados (44%). “A tecnologia não só transforma negócios tradicionais, mas cria novos modelos. Os aplicativos trazem praticidade e reinventam a maneira de fazer coisas básicas, como pedir comida ou sair de casa, já que os brasileiros passam mais de 30 horas semanais conectados à internet”, adiciona.
Outros desejos expressados pelos entrevistados foram ampliar produtividade (44%) e aumentar a satisfação de seu consumidor (43%). “Além disso, em um mercado tão novo quanto o Brasil, o investimento em soluções como aplicativos se torna uma diferenciação competitiva importante”, complementa Albuquerque.
A pesquisa aponta ainda que a Transformação Digital é vista por 60% dos executivos brasileiros como uma estratégia coordenada de negócios, impactando todas as áreas das empresas – número acima da média global de 55%. No entanto, apesar de impactar o negócio das empresas como um todo, a decisão pela adoção de iniciativas ainda está concentrada prioritariamente nas mãos dos CEOs (29%) e CIOs (37%).
Na média global, os setores que mais valorizam a transformação digital como um programa estratégico são as empresas de telecomunicações (66%) e de serviços financeiros (65%). Por outro lado, os segmentos menos aderentes à tendência são de bens de consumo (48%) e saúde (47%).
Eficácia digital
Os resultados da pesquisa também estimularam o desenvolvimento de um Índex de Eficácia Digital (DEI), uma ferramenta de medição desenvolvida em parceria com a Freeform Dynamics. Com a utilização desta medida, foi mapeado um grupo de organizações de alto desempenho - chamados de disruptores digitais - identificados como o top 14% dos inquiridos.
Os entrevistados que fazem parte deste grupo de elite conseguem identificar rapidamente benefícios de negócios ao adotar uma estratégia de transformação digital, incluindo:
- Aumento da receita: Disruptores digitais têm crescimento de receita duas vezes maior do que as organizações mainstream;
- Lucros maiores: Eles relatam duas vezes e meia maior crescimento de lucro do que as organizações tradicionais.
"Embora já existam empresas de sucesso que se tornaram disruptores digitais, organizações tradicionais simplesmente não podem mais continuar dependendo de seu status quo e devem passar por uma mudança significativa para se integrar digitalmente em todos os aspectos de seus negócios", afirma Justin Vaughan-Brown, líder transformação digital da CA Technologies.
No entanto, a boa notícia é que a pesquisa identificou um claro conjunto de traços e comportamentos comuns aos disruptores digitais e que podem ser replicados por companhias que desejam crescer na Economia dos Aplicativos:
- Software-driven: Disruptores digitais foram 3,5x mais rápidos para identificar a importância de sua empresa ser orientada para o software do que companhias mainstream (60% vs 17%);
- Advogados do mundo Ágil: Disruptores estiveram 2,5 vezes mais propensos a utilizar plenamente o desenvolvimento ágil (77% vs 31%), e 2.5x mais propensos a adotar estratégias DevOps amplamente (70% vs 28%);
- Aberto a APIs: O estudo descobriu que os líderes eram 2x mais propensos a alavancar APIs para desenvolvimento interno (68% vs 34%), e 2,8 vezes mais propensos a usar APIs para permitir o desenvolvimento de aplicativos de terceiros (66% vs 24%).
Site: CIO
Data: 20/10/2015
Hora: 8h01
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://cio.com.br/tecnologia/2015/10/20/brasileiros-pretendem-investir-em-transformacao-digital-diz-ca-technologies/