Fibra óptica: muito ainda por implantar no Brasil

27/10/2015

As redes de transmissão de dados, voz e vídeo de alto desempenho, baseadas no meio totalmente óptico, são uma tendência crescente no mundo. Elas chegaram para ficar e hoje já atendem a mais de 160 milhões de assinantes conectados (FTTHome/Bulding), segundo dados do FCGA – Fiber Council Global Alliance, de dezembro de 2014.

“A indústria de telecom nacional tem conseguido com esforço superar os efeitos da recessão econômica que atravessa o Brasil. A nossa participação no Futurecom 2015 servirá para contribuir com as empresas usuárias do setor, na identificação de caminhos alternativos para enfrentar este momento conturbado, de desaceleração dos investimentos”, diz Nelson Saito (foto), gerente geral da Área de Sistemas da Furukawa, que esta semana comprou a parte de redes da AsGa, interessada na demanda por fibra e banda larga no País.

O especialista, que preside o LATAM Chapter do FTTH Council Americas, considera que o avanço das fibras no mundo é significativo. “Vemos um crescimento sustentado e sólido, puxado especialmente pela China, que apresenta um índice expressivo de expansão nos últimos dois anos, junto com a Coréia do Sul e o Japão, este último pioneiro, liderando o ranking já há 10 anos”, diz Saito.

“Das regiões globais, temos APAC (Ásia/Pacífico), com 115 milhões de assinantes conectados, a Europa, totalizando 28,2 milhões, incluindo aqui a Rússia, com 13,4 milhões. Nas Américas são 12,4 milhões de assinantes. Já a América Latina (LATAM), tem 2,7 milhões, sendo que 1,0 milhão pertence ao Brasil. Finalmente, a MENA (Middle East, North Africa), com 1,8 milhão de assinantes conectados por fibra”, completa ele.

*Com informações da Furukawa

Site: Convergência Digital
Data: 26/10/2015
Hora: ------
Seção: Segurança
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40966&sid=95#.Vi7BJrerTIU